Chamadas de Propostas

Newton Fund Impact Scheme – edital 2019-20

O Conselho Britânico (British Council), juntamente com os parceiros locais lançam, em 16 de julho de 2019, a chamada 2019/2020 do programa Newton Fund Impact Scheme com a utilização de recursos do Newton Fund no Brasil.

O Newton Fund integra o sistema de assistência oficial para desenvolvimento do governo britânico e visa desenvolver parcerias em ciência, tecnologia e inovação para promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar em países emergentes.

O que é o Newton Fund Impact Scheme

O programa Newton Fund Impact Scheme tem como objetivo apoiar projetos já realizados ou em andamento pelo Fundo Newton. A chamada adicionará um valor tangível ao investimento já feito pelos financiadores parceiros e pelo Reino Unido. Os valores poderão ser solicitados por qualquer beneficiário do fundo (projetos entregues pelo Brisitish Council e também pelos outros parceiros que operam o fundo no Brasil). Os projetos devem demonstrar impactos adicionais em políticas públicas, pesquisa ou em inovação comercial. Dessa forma a chamada financiará projetos que tenham o objetivo de:

• Iniciar ou aumentar os impactos de política pública, isso pode envolver a tradução de resultados de pesquisa / e em impactos de políticas, aumentar o envolvimento com os usuários, medidas para superar barreiras ao impacto ou estender o engajamento a novas comunidades de usuários

• Iniciar ou aumentar o engajamento com multiplicadores de impacto (por exemplo, empresas, start-ups, ONGs ou instituições do terceiro setor). Isso pode envolver a movimentação de pesquisas ao longo do canal de tradução ou estender os resultados para o setor comercial (incluindo prototipagem e testes clínicos, por exemplo).

As candidaturas podem basear-se na parceria original ou formar novas parcerias para permitir que os candidatos busquem rotas criativas ou mutuamente amplificadoras de impacto.
 

Instituições participantes desta chamada

• FAPESP (Estado de São Paulo)

• FAPEMIG (Estado de Minas Gerais)

• Fundação Araucária (Estado do Paraná)

• FAPDF (Distrito Federal)

• FAPEAM (Estado do Amazonas)

• FAPESB (Estado da Bahia)

• FAPEPI (Estado do Piauí)

• FAPES (Estado do Espírito Santo)

• Sebrae

• Adesampa

• FAS

• APPOA

• Museu de Ciência e Tecnologia PUC-RS

• FA.VELA

• Instituto Cultural Polen

• Cidade Escola Aprendiz

• SOF

• CTI

• Embrapii

• Museu do Amanhã

Consulte a seção Requisitos para Candidatura para instruções específicas para as fundações de amparo a pesquisa dos estados de Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Piauí, Espírito Santo e São Paulo.
 

Critério transversal para submissão de propostas

A proposta deve trazer um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. Todos os projetos financiados pelo Newton Fund seguem os critérios da OECD para investimento tipo ODA (sigla em inglês para Assistência Internacional para o Desenvolvimento).

Mais detalhes no site global do Newton Fund.
 

Requisitos para candidatura

Propostas devem ser submetidas conjuntamente por dois proponentes: um vinculado a instituição do Brasil, e um vinculado a instituição do Reino Unido. Os proponentes do Brasil devem ter sido beneficiários do Fundo Newton.

Pelas fundações de amparo a pesquisa, o proponente no Brasil deve estar filiado a uma universidade ou instituição/centros de pesquisa, públicos ou privados sem fins lucrativos, nos estados mencionados anteriormente.

Algumas FAPs poderão possuir as suas próprias orientações associadas a essa chamada. As partes interessadas deverão consultar a sua FAP apoiadora antes de preparar a proposta.

Importante: Candidaturas de Minas Gerais / FAPEMIG

As propostas de instituições em Minas Gerais devem ser também submetidas à FAPEMIG através do formulário de solicitação disponível no sistema Everest.

Instituições de Minas Gerais devem observar também as Diretrizes da FAPEMIG para a Chamada Newton Fund Impact Scheme, a serem disponibilizadas no site da FAPEMIG, na aba “Oportunidades via CONFAP”.

Importante: Candidaturas do Paraná / Fundação Araucária

As propostas das instituições no Paraná devem estar alinhadas a mobilização dos ativos reunidos no território Paranaense em torno dos desafios ligados ao desenvolvimento do território, que será incorporada aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação no Paraná (NAPI).

Importante: Candidaturas do Distrito Federal / FAPDF

As propostas de instituições do Distrito Federal devem estar alinhadas às áreas: nanotecnologia, biotecnologia e Tecnologia da Informação (TI).

Importante: Candidaturas do Piauí / FAPEPI

A FAPEPI financiará uma proposta no valor total de £50,000, com orçamento para a parte do Piauí de até £25,000.

Importante: Candidaturas do Espírito Santo / FAPES

A FAPES financiará uma proposta no valor total de £100,000, com orçamento para a parte do Espírito Santo de até £50,000.

Importante: Candidaturas de São Paulo / FAPESP

As propostas de pesquisadores do São Paulo devem ser também submetidas à FAPESP. Proponentes devem observar também as orientações disponíveis no site da FAPESP.

A FAPESP financiará no máximo 10 propostas de até £72.000,00 cada.
 

Financiamento disponível

O valor disponível para o financiamento de cada projeto é de até £ 200,000 (duzentos mil libras esterlinas).

Cada projeto será financiado pelo British Council e uma instituição mencionada na proporção de 50% para cada parceiro.
 

Como encontrar um parceiro britânico

A University UK International - UUKi, instituição parceira, auxilia as organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton.

Para saber mais, escreva para newton@international.ac.uk, indicando o assunto “Newton Fund Impact Scheme 2019/2020 – Brazil call" ou acesse aqui para mais informações.
 

Edital e formulário de inscrição

O edital (em inglês) e o formulário de inscrição para esta chamada estão disponíveis no site global do British Council (em inglês).

Para mais informações, veja o documento Guidelines for Applicants disponível no site global do British Council, área de downloads.
 

Prazo para entrega de propostas

A chamada permanecerá aberta até às 16:00 horas (4:00 pm) horário de Londres do dia 13 de setembro de 2019.

Duração dos Projetos

Os projetos selecionados serão iniciados em 01 de abril de 2020, com a duração de até 24 meses.
 

Dúvidas

Para outras dúvidas, entre em contato pelo e-mail newton@britishcouncil.org.br.
 

Links externos

 


Página atualizada em 18/07/2019 - Publicada em 17/07/2019