Notícias

FAPESP lança RedeBio

FAPESP lança RedeBio

Publicada em 05/06/2003

A FAPESP lançou nesta quinta-feira (05/06), Dia Internacional do Meio Ambiente, a Rede Biota de Bioprospecção e Bioensaios (RedeBio). Trata-se de um instrumento do programa Biota-FAPESP para viabilizar a conservação e a utilização produtiva da diversidade biológica paulista.

O evento, realizado na sede da Fundação, também serviu para lançar as normas e prazos para a apresentação de pré-propostas de projetos, que devem ser entregues até o dia 31/07.

Cerca de 150 pessoas estiveram presentes no lançamento. O presidente da FAPESP, Carlos Vogt, abriu os trabalhos falando sobre a biodiversidade, a necessidade de se preservar o patrimônio genético e a dificuldade de transformar o conhecimento em riqueza.

Carlos Joly, coordenador do Programa Biota-FAPESP, traçou um breve histórico do programa, desde a formação do primeiro grupo de trabalho em 1996, passando pelo lançamento oficial em 1999, ano em que recebeu o Prêmio Henry Ford de Conservação Ambiental como Iniciativa do Ano, e o desenvolvimento de produtos como o Atlas SinBiota (http://sinbiota.cria.org.br/atlas).

O diretor científico da FAPESP, José Fernando Perez, falou em seguida sobre a importância da preservação da biodiversidade pela apropriação intelectual e explicou os principais objetivos da RedeBio: "Em primeiro lugar, criar mais um espaço para parcerias do sistema de pesquisa do Estado de São Paulo com empresas farmacêuticas, de cosméticos, de defensivos agrícolas e de alimentação. Em segundo, criar competência para o domínio de todas as etapas do processo de bioprospecção necessária para a pesquisa a ser desenvolvida em ambiente acadêmico e industrial."

As propostas à RedeBio deverão ser submetidas até o dia 31/07, pelo endereço eletrônico redebio@cria.org.br. As normas e instruções estão disponíveis no site www.redebio.org.br.


Página atualizada em 28/03/2024 - Publicada em 03/06/2003