Notícias

FAPESP anuncia nova chamada de propostas com Belmont Forum English version

FAPESP anuncia nova chamada de propostas com Belmont Forum Serão financiados projetos de pesquisa colaborativa em temas ligados a "Cenários da Biodiversidade e de Serviços Ecossistêmicos" (foto: Biodiversa)

A FAPESP anuncia uma nova chamada de propostas conjunta com o Belmont Forum, grupo de instituições de fomento à pesquisa sobre mudanças globais.

A chamada “Cenários da Biodiversidade e de Serviços Ecossistêmicos” também inclui a BiodivERsA, uma rede de organizações de financiamento nacionais e regionais que promove a pesquisa pan-europeia sobre biodiversidade e serviços ecológicos financiada por meio do esquema Horizon 2020 ERA-NET COFUND.

A chamada busca promover pesquisa inovadora para a tomada de decisões mais sábias, desenvolvendo cenários de mudança de biodiversidade e respectivos serviços ecossitêmicos resultantes da complexa interação entre mudanças socioeconômicas e mudanças ambientais globais por meio de projetos de investigação colaborativos, internacionais, inter e transdisciplinares.

A chamada é financiada pelas agências de fomento de diferentes países ligadas ao Belmont Forum e também ao BiodivERsA. Vinte e cinco organizações financiadoras de 22 países participam da oportunidade.

A chamada abordará as duas principais prioridades (não exclusivas) a seguir:

  • Desenvolvimento e aplicação de cenários da biodiversidade e serviços ecossistêmicos em escalas espaciais com relevância para múltiplos tipos de decisões.

  • Considerações sobre as múltiplas dimensões da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos em cenários de biodiversidade.

Proponentes do Estado de São Paulo devem ser pesquisadores estabelecidos com histórico comprovado de participação em projetos interdisciplinares internacionais nas áreas temáticas da proposta. As propostas devem seguir as condições gerais da FAPESP para a modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.

É altamente recomendável que os pesquisadores interessados consultem a FAPESP sobre sua elegibilidade antes da preparação do consórcio para a fase de pré-registro. Este procedimento evitará esforços desnecessários de pesquisadores que, em última análise, não seriam capazes de participar do projeto colaborativo.

As consultas de elegibilidade devem ser enviadas apenas para o e-mail chamada-bf-biodiversity@fapesp.br antes de 10 de novembro.

A chamada apoiará projetos de pesquisa colaborativa de equipes de pesquisa multinacionais por 36 meses. As propostas serão selecionadas em um procedimento de duas etapas: estágio de pré-registro seguido de uma fase de proposta completa para os projetos que passarem com sucesso na primeira etapa.

O financiamento deverá apoiar propostas que combinem contribuições significativas dos cientistas de pelo menos três dos países participantes da chamada.

A chamada está disponível em www.fapesp.br/11288.


Página atualizada em 03/10/2017 - Publicada em 03/10/2017