Notícias

Revista Pesquisa FAPESP é premiada

Revista Pesquisa FAPESP é premiada Pivetta (esq.) e Fioravanti
A revista Pesquisa FAPESP foi duplamente reconhecida na terceira edição do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica, ao qual concorreram 54 trabalhos escritos por 45 jornalistas. A reportagem Macacos quase Falantes, de Carlos Fioravanti, publicada na edição 85, de março de 2003, ficou em segundo lugar, e a matéria Vida Longa ao Pau-Brasil, de Marcos Pivetta, publicada na edição 84, de feveiro de 2003, recebeu menção honrosa.

Na edição do prêmio de 2002, a revista Pesquisa FAPESP, publicação mensal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo comercializada em todo o país, havia recebido a menção honrosa pela reportagem Resistência da Floresta, também de autoria de Fioravanti.

A entrega dos prêmios aconteceu em evento realizado nesta segunda-feira (09/06) no Hotel Meliá Jardim Europa, em São Paulo. A jornalista da revista Século, de Vitória (ES), Fernanda Couzemenco, ganhou o primeiro lugar, com Projeto Muriqui, parceira de futuro. O muriqui, maior macaco das Américas e nativo da Mata Atlântica, foi o tema dos dois artigos que ganharam os prêmios principais.

O Prêmio de Reportagem sobre a Diversidade da Mata Atlântica é promovido pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, uma parceria das organizações não-governamentais Conservation International do Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica, em colaboração com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e a Federação Internacional de Jornalistas Ambientas (IFEJ). Além do Brasil, o prêmio é também concedido na Bolívia, Colômbia, Gana, Guiana e Peru. O objetivo do prêmio é reconhecer a excelência profissional de jornalistas que se dedicam a cobrir assuntos sobre meio ambiente, contribuindo para a conscientização ambiental.

O terceiro lugar foi concedido à reportagem Crimes que matam a Mata Atlântica, de Humberto Trezzi e Carlos Wagner, publicada no jornal gaúcho Zero Hora. Pelo primeiro lugar, Fernanda participará do Congresso Anual da Sociedade Norte-Americana dos Jornalistas Ambientais, que acontece em setembro, nos Estados Unidos. O segundo e terceiro colocados receberam R$ 3.000 e R$ 1.500, respectivamente.

Também receberam menções honrosas as jornalistas Regina Scharf (revista Galileu), Roberta Jansen e Soraya Aggege (ambas do jornal O Globo).


Leia as matérias premiadas:



Página atualizada em 10/06/2003 - Publicada em 10/06/2003