Notícias

Informatização e integração

24 de julho de 2003

Agência FAPESP - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) está contratando o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) para a implantação de um sistema informatizado de gestão de programas e processos, com o objetivo de melhorar a qualidade e a agilidade no atendimento a pesquisadores.

O sistema Prompt (Process Resource Management and Planning Technology) foi apresentado pelo cientista-chefe do Cesar, Silvio Meira, a diretores e gerentes da Fundação paulista na quarta-feira (23/7) e deve começar a ser implantado em breve.

“Queremos que todos os procedimentos relativos a programas e processos estejam informatizados no prazo máximo de um ano”, disse Carlos Vogt, presidente da FAPESP. Segundo Vogt, o sistema servirá para acelerar o processo de informatização que vinha sendo realizado pela Fundação.

“A FAPESP é uma referência nacional e internacional de excelência no financiamento à pesquisa, desenvolvimento e inovação. Por isso, é uma mistura de honra, prazer e comprovação de competência termos sido escolhidos para fazer esse trabalho”, disse Meira.

O Prompt é um sistema de informação para a gestão de processos e programas que utiliza avançadas ferramentas para permitir a realização de um processo de gestão informatizada de todo o ciclo de vida de programas e projetos, alcançando desde processos de submissão e seleção de propostas até o controle da execução financeira dos projetos aprovados.

O Cesar é uma entidade civil sem fins lucrativos ligada à Universidade Federal de Pernambuco. O sistema Prompt foi implantado em diversas organizações, como no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ambos vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

No PADCT, a solução serviu de infraestrutura de informação para financiamento de propostas dos tipos balcão e demanda dirigida, diminuindo o tempo de tramitação. No CNPq, o Prompt possibilitou a redução de nove para cinco meses para cada rodada de avaliação de propostas, além de uma economia superior a R$ 1,7 milhão nos primeiros dois anos, apenas em gastos com papel e correio.

Com o novo sistema, a FAPESP deverá integrar-se à Plataforma Lattes. Segundo Vogt, a Fundação está em negociações com o CNPq para a adoção do sistema.

A Plataforma Lattes é uma base eletrônica utilizada pelo CNPq, MCT, Finep e CAPES/MEC e diversas universidades para o cadastro de dados curriculares de pesquisadores. Seus objetivos são: 1) avaliação da competência de candidatos à obtenção de bolsas e auxílios; 2) seleção de consultores, de membros de comitês e de grupos assessores; 3) subsídio à avaliação da pesquisa e da pós-graduação brasileiras.

Em quatro anos de funcionamento, a Plataforma Lattes conta com mais de 302 mil currículos em sua base de dados. Além dos currículos, hospeda mais de 16 mil grupos de pesquisa.



Página atualizada em 24/07/2003 - Publicada em 24/07/2003