Notícias

Abertura musical

Abertura musical Público presente à cerimônia de abertura do Ircam-Brasil

Agência FAPESP - Nas palavras do diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), José Fernando Perez, o simpósio Ircam-Brasil nasceu de um "conjunto de obsessões". E elas estão tanto na ciência como na arte.

Desde sexta-feira (8/8), os profissionais do Institut de Recherche e Coordination Accoustique et Musicale (Ircam), o célebre centro de música e tecnologia criado por Pierre Boulez, em Paris, estão em São Paulo apresentando seus principais trabalhos e idéias.

As atividades começaram com o Simpósio Brasileiro de Computação Musical e o Simpósio Brasileiro de Computação Musical, no Instituto das Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Também na sexta foi aberta a mostra "Compositeurs", do fotógrafo italiano Marco Delogu, em imagens publicadas pelo StudioD, de Roma, em colaboração com o Ircam.

Desde segunda-feira (11), os workshops e palestras acontecem no Itaú Cultural, em São Paulo, e são transmitidas ao vivo pelo site da FAPESP (confira link ao final da matéria).

A inspiração da presença do Ircam servirá, segundo Perez, para se definir como será a estrutura do projeto MusArtS (Musica Articulata Scientia), que está sendo criado pela FAPESP.

A proposta inicial é que seja feito um instituto virtual que possa alavancar pesquisas na área da música e também na área da ciência."Temos muita capacidade de trabalhar em cooperação", disse Perez.

"Estamos felizes em poder trazer, de alguma forma, inspirações para essa idéia?, disse Andrew Gerzso, diretor pedagógico do Ircam, que esteve na cerimônia de abertura do simpósio realizada na quinta-feira à noite, na sede da FAPESP. Segundo ele, a idéia de se criar um instituto virtual de música e ciência em São Paulo é ?uma grande ambição", que tem tudo para dar certo.

"Inglês, francês ou português. Na verdade, a língua da música, é a que todos entendem", disse Jean-Marc Laforêt, cônsul geral da França em São Paulo, na abertura do simpósio. "Espero que, em breve, São Paulo também possa ter o seu Ircam", disse.

O presidente da FAPESP, Carlos Vogt, usou vários autores, ora das ciências humanas, ora das exatas, para demonstrar a importância epistemológica do momento."Arte e ciência, sem dúvida, apresentam poderosas características em comum". O programa MuArtS, para Vogt, é uma semente que ainda germinará e dará muitos frutos.

Palestras, workshops e o concerto do Ircam-Brasil serão transmitidos ao vivo, via internet, pelos endereços:

Para saber mais sobre o simpósio Ircam-Brasil, clique aqui.

Para consultar a programação completa do Ircam-Brasil clique aqui.

Leia reportagem sobre o MusArtS na revista Pesquisa FAPESP


Página atualizada em 16/01/2020 - Publicada em 07/08/2003