Notícias

FAPESP tem novos conselheiros

FAPESP tem novos conselheiros Celso Lafer (foto: OECD)

08 de setembro de 2003

Agência FAPESP - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) anunciou três novos integrantes de seu Conselho Superior: Celso Lafer, Horácio Lafer Piva e Yoshiaki Nakano. Foram indicados pelo Governo do Estado de São Paulo e entram nos lugares de Alain Florent Stempfer, Fernando Vasco Leça do Nascimento e José Jobson de Andrade Arruda, cujos mandatos terminaram.

Celso Lafer é professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e um dos integrantes do comitê consultivo da Organização Mundial do Comércio (OMC). Foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e ministro das Relações Exteriores em duas ocasiões, em 1992 e de 2001 a 2002, além de embaixador do Brasil junto à OMC e embaixador do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), de 1995 a 1998. É autor, entre outros, de Ensaios Liberais, e recebeu, em 2002, a mais alta condecoração da Ciência e Tecnologia do Brasil, a Ordem Nacional do Mérito Científico.

Horacio Lafer Piva é presidente da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp-Ciesp) e membro dos conselhos de administração das Indústrias Klabin de Papel e Celulose e da Associação Brasileira de Celulose e Papel. Integra o Comitê Empresarial Permanente do Ministério das Relações Exteriores e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Formado em economia e pós-graduado em administração de empresas, foi eleito um dos Global Leaders for Tomorrow (Líderes do Amanhã) pelo World Economic Forum e é membro do Group of Fifty, com sede em Washington.

Yoshiaki Nakano é professor de Economia, diretor da Escola de Economia e chefe do Departamento de Economia da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). Foi Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo (de 1995 a 2001), diretor do Centro de Economia Política, secretário especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda e consultor do Banco Mundial. Nakano foi também secretário-adjunto do Estado de São Paulo (1985 a 1987), e ocupou o mesmo cargo na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, em 1987.

"A escolha dos novos conselheiros dá a medida da importância que o Governo de São Paulo atribui à FAPESP, uma vez que os três têm currículos de grandes realizações e certamente trarão contribuições valiosas para o desenvolvimento do apoio à pesquisa científica e tecnológica", disse Carlos Vogt, presidente da FAPESP. "Alain Florent Stempfer, Fernando Vasco Leça do Nascimento e José Jobson de Andrade Arruda deixam o Conselho Superior com o reconhecimento da Fundação e de toda a comunidade científica, pela notável atuação no tempo em que aqui estiveram".

Cabe ao Conselho Superior da FAPESP a orientação geral e as decisões maiores de política científica, administrativa e patrimonial da Fundação. O Conselho é formado por 12 membros com mandato de seis anos. Seis são de livre escolha do governador do Estado e os demais são também indicados pelo governador, a partir de listas tríplices eleitas pelas universidades estaduais paulistas e pelas instituições de ensino e pesquisa, públicas e particulares, sediadas no Estado de São Paulo.


Publicado em 08 de setembro de 2003