Notícias

FAPESP atualiza normas de Auxílio à Pesquisa Regular

FAPESP atualiza normas de Auxílio à Pesquisa Regular Pesquisador responsável deve ter experiência demonstrada na liderança de projetos de pesquisa internacionalmente competitivos (foto: Daniel Antônio / FAPESP)

A FAPESP atualizou as Normas para Apresentação e Seleção de Propostas de Auxílio à Pesquisa Regular (APR). A revisão foi aprovada em reunião do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP de 2 de julho de 2019 e publicada no site da FAPESP em www.fapesp.br/apr.

O Auxílio à Pesquisa Regular destina-se a apoiar projetos de pesquisa a serem desenvolvidos sob a responsabilidade de um pesquisador responsável com título de doutor ou qualificação equivalente, avaliada por sua súmula curricular. O solicitante deve ter vínculo empregatício com a instituição de pesquisa no Estado de São Paulo, pública ou privada, proposta para sediar o projeto.

As solicitações de Auxílio à Pesquisa Regular devem ser feitas exclusivamente por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP, no endereço: www.fapesp.br/sage.

Além da nova redação do texto foram realizadas algumas alterações nas normas, com destaque para a exigência de que o pesquisador responsável tenha experiência demonstrada na liderança de projetos de pesquisa internacionalmente competitivos. Seu histórico acadêmico deve demonstrar experiência internacional em pesquisa após o doutoramento ou demonstrar participação ativa em redes internacionais de colaboração em pesquisa.

A revisão das normas também objetivou:

  • Descrever o processo de análise de Auxílios Regulares, demonstrando inclusive quais as deficiências mais comuns, ajudando os pesquisadores a formular propostas considerando questões que serão analisadas pela assessoria e pelas coordenações da FAPESP;

  • Padronizar a lista de documentos com os documentos que devem ser anexados na proposta no SAGe; 

  • Referenciar as obrigações do pesquisador responsável e da instituição-sede com as cláusulas dos Termos de Outorga;

  • Atualizar o Roteiro sugerido para a formatação do Projeto de Pesquisa - Auxílio à Pesquisa Regular.

As normas atualizadas de Auxílio à Pesquisa Regular da FAPESP estão em: www.fapesp.br/apr.

Em caso de dúvidas, consulte o serviço Converse com a FAPESP: www.fapesp.br/converse.


Página atualizada em 05/07/2019 - Publicada em 05/07/2019