Notícias

FAPESP lança nova chamada com ANR English version

FAPESP lança nova chamada com ANR Oportunidade para parcerias entre pesquisadores da França e de São Paulo amplia temas e passa a incluir “Química”, “Física”, “Matemática” e “Meio Ambiente e Recursos Biológicos” (imagem: Lucas Taylor / CERN / Wikimedia Commons)

A FAPESP e a Agence Nationale de la Recherche (ANR) anunciam uma nova chamada de propostas para selecionar e apoiar projetos conduzidos em parceria por pesquisadores da França e de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.

A chamada segue os termos do acordo de cooperação mantido entre a FAPESP e a ANR. Trata-se do 16º lançamento de chamada internacional envolvendo a participação das instituições desde a primeira chamada conjunta lançada há dez anos.

Para a edição de 2020, foram adicionados quatro novos temas de interesse – “Química”, “Física”, “Matemática” e “Meio Ambiente e Recursos Biológicos” – os quais se somam aos outros três temas da edição 2019 que foram mantidos: “Engenharia”, “Tecnologias da Informação e Comunicação” e “Ciências Sociais e Humanidades”. Os sete temas da nova chamada cobrem diversas áreas do conhecimento.

Um pré-cadastro dos interessados deve ser feito pelo pesquisador parceiro francês até o dia 24 de outubro de 2019, por meio de procedimento determinado pela ANR. Nessa mesma data, encerra o prazo para solicitação de análise de elegibilidade do pesquisador de São Paulo à FAPESP.

Os pesquisadores considerados elegíveis e que tenham seus pré-cadastros aprovados serão convidados pela ANR, no final do próximo mês de fevereiro, a submeterem propostas completas até o final de março de 2020.

Na FAPESP, as propostas tramitarão nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular (excepcionalmente nesta chamada, com duração de até 48 meses) e Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático (48 meses exatos).

A chamada de propostas está disponível em www.fapesp.br/13448.


Página atualizada em 24/09/2019 - Publicada em 24/09/2019