Notícias

FAPESP e NSF lançam nova chamada de propostas English version

FAPESP e NSF lançam nova chamada de propostas Projetos selecionados reunirão pesquisadores de São Paulo e dos Estados Unidos por meio dos programas BIOTA e Dimensions of Biodiversity (foto: Richard Bartz / Wikimedia)

A FAPESP e a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, lançam uma nova chamada de propostas de pesquisa e convidam pesquisadores a submeter projetos de cooperação científica por meio de seus programas BIOTA e Dimensions of Biodiversity.

A seleção de propostas está baseada em uma chamada mais ampla, publicada anualmente pelo programa NSF Dimensions of Biodiversity e lançada em parceria com outras agências de fomento, como a FAPESP.

São esperadas propostas que integrem três dimensões da biodiversidade: Genética, Filogenética e Funcional. Abordagens inovadoras são encorajadas, de modo a acelerar a compreensão da interação dessas três dimensões. A chamada vai selecionar um máximo de duas propostas.

Na FAPESP, serão elegíveis pesquisadores associados a instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo e que atendam aos critérios de elegibilidade das duas modalidades de financiamento oferecidas nessa oportunidade: Auxilio à Pesquisa – Projeto Temático ou Auxílio Jovem Pesquisador.

A chamada envolve uma etapa prévia de consulta de elegibilidade, a ser feita por e-mail até 27 de fevereiro de 2020. Os pesquisadores pré-aprovados em termos de elegibilidade serão convidados a submeter propostas completas até 3 de abril de 2020, por meio do SAGe.

A duração do projeto de pesquisa (em ambas modalidades) deverá ser de até 5 anos.

A chamada de propostas com instruções aos candidatos do Estado de São Paulo está disponível em: www.fapesp.br/biota/dimensions-NSF2020.

A chamada completa está disponível no site da National Science Foundation: www.nsf.gov/pubs/2020/nsf20524/nsf20524.htm.


Página atualizada em 18/03/2020 - Publicada em 05/12/2019