Notícias

FAPESP anuncia lista tríplice para Conselho Superior

FAPESP anuncia lista tríplice para Conselho Superior Helena Nader, Klaus Capelle e Joaquim de Araújo Nóbrega compõem a lista que será encaminhada ao governador para a escolha do novo conselheiro

Helena Bonciani Nader, Klaus Werner Capelle e Joaquim de Araújo Nóbrega compõem a lista tríplice para a escolha de membro do Conselho Superior da FAPESP.

Os três foram indicados em eleição pelas instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.

Helena Nader teve 292 votos, Klaus Capelle teve 174 votos e Joaquim de Araújo Nóbrega teve 138 votos.

As instituições de ensino superior e de pesquisa, oficiais ou particulares, em funcionamento no Estado de São Paulo inscreveram 11 candidatos.

A eleição foi realizada no período de 16 a 20 de dezembro de 2019, pela internet, encerrando-se às 17 horas do último dia. Encerrada a votação, imediatamente foi feita a apuração do seu resultado pela Comissão Eleitoral, na sede da FAPESP.

Integraram a comissão os conselheiros Ignácio Maria Poveda Velasco (presidente), Vanderlan da Silva Bolzani e Ronaldo Aloise Pilli.

A lista será encaminhada ao governador do Estado para a escolha do novo conselheiro, nos termos do art. 7º, § 3º, da Lei Estadual nº 5.918, de 18/10/1960, combinado com o art. 9º, alínea “c”, dos Estatutos da FAPESP aprovados pelo Decreto nº 40.132 de 23/05/1962, e o disposto no artigo 22-A, inciso III, do Regimento Interno.

Helena Nader é professora titular de Biologia Molecular e coordenadora do Instituto de Farmacologia e Biologia Molecular da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e pesquisadora 1A do CNPq. É presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências e co-presidente da InterAmerican Network of Academy of Sciences.

Klaus Capelle é professor titular da Universidade Federal do ABC, onde foi pró-reitor de Pesquisa de 2010 a 2014 e reitor de 2014 a 2018. Foi membro do Conselho do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e atualmente é vice-presidente da Associação DAAD Brasil e membro do Conselho do Ranking Universitário da Folha de São Paulo.

Joaquim de Araújo Nóbrega é professor titular do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências e Fellow da Royal Society of Chemistry. É membro do comitê gestor do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA).


Página atualizada em 20/12/2019 - Publicada em 20/12/2019