Coordenações

Mirhiane Mendes de Abreu English version

Mirhiane Mendes de Abreu

Coordenação de Área - Ciências Humanas e Sociais (CHS II)

Mirhiane Mendes de Abreu é professora de literatura brasileira da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) desde 2009. Graduada em Letras em 1994 pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é mestre (1997) e doutora (2002) em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também realizou o pós-doutorado (2006-2009). Apoiados pela FAPESP, seus estudos de pós-graduação versaram sobre os romances indianistas de José de Alencar e, desde o pós-doutoramento, ela desenvolve pesquisa sobre Ronald de Carvalho.

Efetuou pesquisas em várias instituições, com destaque para Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP), Bibliothèque Nationale de France (BNF) e Archives Littéraires Suisses e, também com o amparo da FAPESP, realizou estágio de investigação na Universidade Paris 3 (Sorbonne Nouvelle). Em seguida, integrou o projeto colaborativo CAPES-Cofecub “Artífices da correspondência” (2013-2016), liderado pela professora Claudia Poncioni, da Université Sorbonne Nouvelle, e pelo professor Marcos Antônio de Moraes, do IEB-USP.

Efetuou estágio de pesquisa na Universidade Nova de Lisboa (UNL), atividade realizada com bolsa FAPESP, que prossegue com o amparo do Edital Universal do CNPq. É integrante da equipe do projeto Modernismo – Arquivo Virtual da Geração Orpheu (modernismo.pt), coordenado pelo professor Fernando Cabral Martins, da UNL. É colaboradora externa do Instituto de Estudos Literários e da Tradição (IELT), da UNL, e pesquisadora colaboradora do IEB-USP. Entre 2014 e 2016, participou como membro do júri inicial do Prêmio São Paulo de Literatura.

É autora do livro Ao pé da página: a dupla narrativa em José de Alencar (Mercado de Letras; Fapesp, 2011) e de diversos artigos divulgados em publicações acadêmicas e livros nacionais e estrangeiros.


Página atualizada em 14/05/2021 - Publicada em 21/08/2020