Notícias

FAPESP lança novo portal

A FAPESP lança nesta quinta-feira (03/09) seu novo portal na internet, no tradicional endereço www.fapesp.br.

A nova estrutura on-line reúne ações da Fundação em suas linhas estratégicas de fomento: Formação de Recursos Humanos para Ciência e Tecnologia; Pesquisa para o Avanço do Conhecimento; Pesquisa para Inovação; Pesquisa em Temas Estratégicos; Apoio à Infraestrutura de Pesquisa; e Difusão do Conhecimento.

Essas ações estão agrupadas no menu superior e no índice, por onde o usuário do portal pode acessar as normas das diversas modalidades de Bolsas e Auxílios oferecidos pela FAPESP, além de informações sobre como submeter propostas, a sistemática de análise, a execução dos processos, o uso de recursos e prestação de contas, a submissão de relatórios científicos e todos os procedimentos envolvidos na relação dos pesquisadores e bolsistas com a Fundação.

As ações são destacadas em notícias atualizadas diariamente que demonstram a importância do apoio para a ciência, a tecnologia e a inovação brasileiras promovido pela FAPESP, que em 2019 destinou R$ 1,26 bilhão para 24.806 projetos de pesquisa.

São notícias que apresentam resultados e novidades de projetos nas mais diversas áreas do conhecimento, como pesquisas sobre COVID-19 que têm contribuído para a maior compreensão sobre a pandemia e buscado maneiras para enfrentá-la.

O portal tem também: comunicados institucionais da FAPESP; chamadas de propostas de pesquisas colaborativas nacionais e internacionais; oportunidades de bolsas vinculadas a projetos de pesquisa; eventos realizados pela FAPESP; links para os programas (CEPID, PIPE, PITE, BIOTA, BIOEN, PFPMCG, CPE, eScience e outros), para os serviços de apoio ao pesquisador (SAGe, Agilis e SIAF) e para o Converse com a FAPESP, por meio do qual os usuários enviam solicitações e pedidos de informação à Fundação.

No novo portal o usuário pode fazer pesquisas diretamente na BV-FAPESP, que reúne informações sobre mais de 253 mil bolsas e auxílios concedidos pela Fundação.

Reportagens produzidas pelos veículos de comunicação Agência FAPESP, revista Pesquisa FAPESP e boletim Pesquisa para Inovação são também apresentadas, bem como vídeos que mostram ações dos pesquisadores com projetos apoiados.

O desenvolvimento do novo portal FAPESP contou com a colaboração de todos os setores da Fundação.


Página atualizada em 02/09/2020 - Publicada em 02/09/2020