Programa Mudanças Climáticas

Programa FAPESP de Mudanças Climáticas realiza segundo Webinário para discussão do seu Plano Estratégico

Programa FAPESP de Mudanças Climáticas realiza segundo Webinário para discussão do seu Plano Estratégico

Cristiane Bergamini

Na próxima terça-feira, 15 de setembro, às 14h, acontece o segundo Webinário da série Plano Estratégico Mudanças Climáticas 2020-2030.

O tema MUDANÇAS DE USO DO SOLO E AGROPECUÁRIA traz especialistas para discussões sobre a relação e dependência entre a agricultura as questões ambientais, em especial no que se refere às características climáticas das diversas regiões produtivas do País.

“Trata-se de uma importante discussão para implementação da agenda científica de Mudanças Climáticas para os próximos 10 anos. Esperamos, com esse debate, trazer contribuições e preencher lacunas que possam existir no nosso plano com enfoque, nesse caso, para as ações prioritárias relacionadas ao setor agropecuário e mudanças no uso do solo, de forma a engajar pesquisas interdisciplinares e a busca integrada no equilíbrio entre produção agropecuária e conservação ambiental”, destaca o Professor e Membro da Coordenação do Programa de Mudança Climáticas, Jean Ometto, moderador do Webinário.

O evento tem a participação, na abertura, do Diretor Científico da FAPESP, Professor Luiz Eugênio Mello e do Coordenador do Programa de Mudanças Climáticas, Professor Paulo Artaxo. Entre os convidados para o debate estão os Professores e Especialistas Mariangela Hungria da Cunha - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja); Maria Carmem Lemos - School for Environment and Sustainability - University of Michigan; Silvio Crestana - Embrapa Instrumentação (CNPDIA); Luiz Antonio Martinelli - Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) e Raoni Rajão - Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG).

O evento é aberto ao público e todos podem participar enviando comentários e perguntas para mcg-webinario@fapesp.br.

A transmissão será pelo canal da Agência FAPESP, no YouTube.

Confira as datas, temas e convidados em cada um dos webinários clicando aqui.

Sobre o Plano Estratégico 2020-2030

O Plano Estratégico é uma agenda científica para os próximos 10 anos voltada a entender os processos associados à mudança do clima e avaliar as suas causas e os seus impactos, fornecendo subsídios científicos para encontrar soluções e apoiar políticas públicas baseadas em evidências científicas e gerar conhecimento.

A elaboração dessa agenda contou com a participação de cientistas e especialistas em cada uma das áreas contempladas e estará em discussão nos eventos para identificar necessidades de adequações e sugestões para sua implementação.

Os temas que compõem o Plano são: Política Energética e Socioeconomia (assista este webinário que aconteceu no dia 1 de setembro aqui), Modelagem Climática e Ambiental, Biodiversidade e Ecossistemas, Mudanças de Uso de Solo e Agropecuária, Urbanização e Mudanças Climáticas, Saúde e Mudanças Climáticas, Dimensões Sociais e Econômicas.

O Plano Estratégico 2020-2030 está disponível para download em fapesp.br/pfpmcg/planopfpmcg.pdf.