Eventos

Webinários PFPMCG - Plano Estratégico Mudanças Climáticas 2020-2030

O Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) realizará uma série de webinários para discussão de seu novo Plano Estratégico 2020-2030. O plano implementa uma agenda científica com foco na busca de respostas para redução de emissões de gases de efeito estufa, de seus impactos e mitigação das mudanças do clima. O objetivo é oferecer subsídios às políticas públicas baseadas em evidências científicas e à geração de conhecimento.
Os debates reunirão pesquisadores e especialistas para análise e propostas de ações sobre temas estratégicos para a mitigação de emissões e adaptações às mudanças climáticas globais.

Temas estratégicos: Política Energética e Socioeconomia, Modelagem Climática e Ambiental, Biodiversidade e Ecossistemas, Mudanças de Uso de Solo e Agropecuária, Urbanização e Mudanças Climáticas, Saúde e Mudanças Climáticas, Dimensões Sociais e Econômicas.

Plano Estratégico 2020-2030 do PFMCG

POLÍTICA ENERGÉTICA E SOCIOECONOMIA

1 de setembro (terça-feira) - 14h às 16h

Nesta temática, destacam-se quatro tópicos de pesquisa relevantes ao desenvolvimento científico e tecnológico: novas tecnologias, infraestrutura física, infraestrutura institucional regulatória, como novos modelos e processos de gestão e questões socioeconômicas. As pesquisas assim direcionadas visam responder aos desafios de mitigar emissões e adaptar nossa sociedade às mudanças climáticas, aumentando a resiliência da sociedade e economia nacional.


Moderador: Gilberto Jannuzzi - Membro da Coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG)

Palestrantes:

Roberto Zilles - Instituto de Energia e Ambiente (IEE/USP)

Julio Meneghini - Research Center for Gas Innovation (RCGI)

André Furtado - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Roberto Shaeffer - Programa de Planejamento Energético (COPPE/UFRJ)

Luiz Horta Nogueira - Centro de Excelência em Eficiência Energética (EXCEN/UNIFEI)

Assista o webinário:

VIDEO

MUDANÇAS DE USO DO SOLO E AGROPECUÁRIA

15 de setembro (terça-feira) - 14h às 16h

A agricultura tem direta relação e dependência dos fatores ambientais, em especial das características climáticas das distintas regiões produtivas. Com isso as alterações nos padrões determinados pelas mudanças climáticas são de central relevância ao setor. Paralelamente, a diversas atividades do setor se colocam importante emissores de gases do efeito estufa (GEE), onde, no Brasil, lideram as emissões juntamente com as mudanças no uso do solo (o desmatamento em particular). Em sua próxima fase, o Mudanças Climáticas FAPESP, deve contemplar pesquisas interdisciplinares ressaltando os aspectos da busca integrada do equilíbrio em relação à produção agropecuária e conservação ambiental.

Moderador: Jean Ometto - Membro da Coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG)

Palestrantes:

Mariangela Hungria da Cunha - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja)

Maria Carmem Lemos - School for Environment and Sustainability - University of Michigan

Silvio Crestana - Embrapa Instrumentação (CNPDIA)

Luiz Antonio Martinelli - Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP)

Raoni Rajão - Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG)

Assista o webinário:

VIDEO

BIODIVERSIDADE E ECOSSISTEMAS

29 de setembro (terça-feira) - 14h às 16h

O funcionamento dos nossos ecossistemas está sendo fortemente afetado pelas mudanças climáticas em níveis global, regional e local. Especialistas em áreas chave dos estudos de biodiversidade, ecologia, conservação e serviços ecossistêmicos discutirão as pesquisas e ações no contexto de mudanças do clima que levem a estratégias de mitigação, adaptação e contribuam para políticas públicas efetivas que guiem, protejam e beneficiem toda a sociedade no cenário atual de aquecimento global.


Moderador: Patrícia Morelatto - Membro da Coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG)

Palestrantes:

Luiz Aragão - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Pedro Brancalion - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP)

Ana Carolina Carnaval - City College of New York, USA

Fábio Scarano - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Assista o webinário:

VIDEO

MODELAGEM CLIMÁTICA E AMBIENTAL

13 de outubro (terça-feira) - 14h às 16h

O Programa de Mudanças Climáticas FAPESP busca o conhecimento científico das multi-causas das mudanças climáticas locais e regionais, e assim aperfeiçoar o estado da arte dos modelos climáticos e modelos ambientais para contribuir à segurança socioeconômica em diversas áreas, como a previsão climática, impacto nos recursos hídricos e na produtividade agrícola, e no uso de inteligência artificial com grande volume de dados em cadeias ambientais e econômicas.

Moderador: Humberto Rocha - Membro da Coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG)

Palestrantes:

Maria Assunção F. da Silva Dias - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG- USP)

Gilvan Sampaio - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Saulo R. Freitas - NASA Goddard Space Flight Center e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Francisco de Assis de Souza Filho - Universidade Federal do Ceará (UFC)

Assista o webinário:

VIDEO

URBANIZAÇÃO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

27 de outubro (terça-feira) - 14h às 16h

Mais de 80% da população brasileira vive em cidades. A questão urbana é chave para as mudanças climáticas. As estratégias de mitigação e adaptação devem levar em conta aspectos como habitabilidade, conforto térmico, saúde, mobilidade, planejamento urbano entre outros temas. Entre as ações prioritárias que devem ser abordadas neste evento estão: Soluções para a mobilidade urbana; uso e ocupação do solo; Sistemas inteligentes integrados; Segurança hídrica e Redução da poluição do ar, ecologia urbana e gestão de resíduos sólidos e líquidos urbanos e industriais. A sustentabilidade das cidades é chave para melhorar a resiliência de nossa sociedade.


Moderador: Paulo Artaxo - Membro da Coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG)

Palestrantes:

Maria Fernanda Campos Lemos - PUC-Rio

Maria de Fatima Andrade - IAG-USP

Paulo Pellegrini - FAU-USP

Alisson Flávio Barbieri - Geografia UFMG

Assista o webinário:

VÍDEO

SAÚDE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

10 de novembro (terça-feira) - 14h às 16h

Saúde é tema associado de modo próximo às mudanças climáticas e ao uso dos ecossistemas naturais. As mudanças climáticas influenciam doenças transmitidas por vetores, como dengue, malária, febre amarela, e muitas outras. Vírus que habitam a flora e fauna naturais podem migrar para nossa sociedade, como resultados das alterações ambientais e do clima. A emissão de poluentes atmosféricos (ozônio, monóxido de carbono, aerossóis, etc.) afetam fortemente a saúde humana. Os eventos climáticos extremos impactam na mortalidade e morbidade. Estes amplos temas serão discutidos neste webinário.


Moderador: Jean Ometto - Membro da Coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG)

Palestrantes:

Sandra Hacon - Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz)

Paulo Saldiva - Universidade de São Paulo (USP)

VÍDEO

DIMENSÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS

24 de novembro (terça-feira) - 14h às 16h

As dimensões sociais e econômicas são transversais e dão aporte a todos os demais temas do FAPESP Mudanças Climáticas. Cinco áreas prioritárias inter-relacionadas, com respectivos temas ilustrativos, são propostas para avançar as pesquisas sobre essas dimensões: Economia das mudanças climáticas; Dinâmicas sociodemográficas, consumo e mudanças climáticas; Desigualdades e estressores múltiplos; Percepção de mudanças e confiança em informações; Governança, ação coletiva e inovações


Moderador: Jean Ometto - Membro da Coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG)

Palestrantes:

Gabriela Di Giulio, Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP)

José Antônio Puppim de Oliveira, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas e Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EBAPE/ EAESP -FGV)

Jacques Marcovitch, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA/USP)

Eduardo S. Brondízio, Indiana University Bloomington (IUB)

INSCRIÇÃO

AO VIVO

Acompanhe a transmissão pelo canal da Agência FAPESP no You Tube.

Participe do webinário enviando sua pergunta para mcg-webinario@fapesp.br.

As perguntas serão respondidas durante o evento.

Não haverá emissão de certificados/declaração de presença para os eventos transmitidos pelo YouTube


Página atualizada em 03/05/2021 - Publicada em 25/08/2020