Notícias

FameLab Brasil seleciona 30 semifinalistas

Foram definidos os nomes dos trinta semifinalistas da edição 2020 do concurso internacional de comunicação científica FameLab. Lançado em 2005 no Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e presente em dezenas de países, o FameLab passou a contar com a participação de brasileiros em 2016, a partir de iniciativa do British Council com apoio da FAPESP.

Dos 30 candidatos selecionados, quatro são bolsistas da FAPESP: Alexandre Borin Pereira, Carine Marmentini, Juliane Cristina Ribeiro Fernandes e Sara Malvar Mauá.

O próximo passo para os semifinalistas é a masterclass nos dias 14 e 15 de outubro em ambiente virtual, pela plataforma Microsoft Teams, com um especialista britânico em comunicação científica. Será o treinamento em preparação para a semifinal nacional, em que todos os 30 classificados se apresentarão ao vivo para o comitê avaliador, que selecionará os 10 participantes que seguirão na competição.

A semifinal – originalmente prevista para setembro em São Paulo – agora será virtual, remarcada para 21 de outubro, data em que os competidores deverão realizar uma apresentação diferente da etapa anterior. Os dez melhores irão para a final nacional em 23 de outubro, também em formato virtual, de onde sairá o representante brasileiro na competição internacional.

Virtual também será o formato da final internacional – prevista para ocorrer entre 2 e 26 de novembro –, que incluirá apresentações ao vivo em inglês, com transmissão em tempo real pelo canal de YouTube do FameLab.

Os principais objetivos do FameLab são promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade, e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação, em especial a habilidade oral. No Brasil, o FameLab também conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Confira a lista completa de semifinalistas do FameLab Brasil 2020 no link: https://fapesp.br/chamadas/2019/famelab2020_semifinalistas.pdf.

A chamada está publicada em: https://fapesp.br/chamadas/2019/famelab2020v05.pdf.


Página atualizada em 25/09/2020 - Publicada em 25/09/2020