Programa Mudanças Climáticas

Biodiversidade e Ecossistemas é o tema do próximo webinário do Programa FAPESP de Mudanças Climáticas

Biodiversidade e Ecossistemas é o tema do próximo webinário do Programa FAPESP de Mudanças Climáticas

Na próxima terça-feira, 29 de setembro, às 14h, acontece o terceiro Webinário da série Plano Estratégico Mudanças Climáticas 2020-2030.

O tema Biodiversidade e Ecossistemas vai debater as pesquisas e ações no contexto de mudanças do clima que levem a estratégias de mitigação, adaptação e contribuam para políticas públicas efetivas que guiem, protejam e beneficiem toda a sociedade no cenário atual de aquecimento global. As contribuições farão parte desse tópico na agenda científica para os próximos dez anos.

"As mudanças climáticas afetam o nosso planeta e essa é uma realidade irrefutável. Os dados mostram o aumento de CO2 e de temperatura globalmente. Essas mudanças alteram a dinâmica dos ecossistemas e afetam a biodiversidade. Entender os efeitos de perda de biodiversidade associado às mudanças climáticas e as medidas de mitigação e adaptação é tarefa fundamental para que se consiga conservar a biodiversidade. Uma das maneiras de fazer isso é: ou conservando nossas floretas, não queimando, por exemplo, e também recuperando as vegetações nativas para, assim, melhorar esse balanço de carbono", explica a Professora e Membro da Coordenação do Programa FAPESP de Mudanças Climáticas Globais, Patrícia Morelatto, que fará a moderação do evento.

Ainda de acordo com a professora, “nos trópicos essa perda de biodiversidade é ainda mais acentuada. Por isso, é muito importante que no momento atual possamos conectar essas duas ciências para entender como as mudanças do clima afetam a biodiversidade e quais as melhores ações para conservação. Outro ponto que devemos considerar é que essa perda de biodiversidade e extinção de espécies que temos presenciado têm sido negadas, assim como a existência das mudanças do clima. Vivemos um momento de negação de fatos que estão na nossa frente e nós, como cientistas, e a FAPESP, como agência de fomento, estamos tentando enfrentar, de ponta a ponta, da pesquisa ao esclarecimento da população e políticas públicas, o problema das mudanças climáticas e seus efeitos na biodiversidade e na dinâmica dos ecossistemas”.

Participam do debate os Professores e Cientistas Luiz Aragão, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); José Alexandre Diniz, da Universidade Federal de Goiás (UFG); Pedro Brancalion, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP); Ana Carolina Carnaval, do City College of New York, USA; e Fábio Scarano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O evento é aberto ao público e todos podem participar enviando comentários e perguntas para mcg-webinario@fapesp.br.

A transmissão será pelo canal da Agência FAPESP, no YouTube (clique aqui).

Confira as datas, temas e convidados de cada um dos webinários: www.fapesp.br/14441.

Sobre o Plano Estratégico 2020-2030

O Plano Estratégico é uma agenda científica para os próximos 10 anos voltada a entender os processos associados à mudança do clima e avaliar as suas causas e os seus impactos, fornecendo subsídios científicos para encontrar soluções e apoiar políticas públicas baseadas em evidências científicas e gerar conhecimento.

A elaboração dessa agenda contou com a participação de cientistas e especialistas em cada uma das áreas contempladas e estará em discussão nos eventos para identificar necessidades de adequações e sugestões para sua implementação.

Os temas que compõem o Plano são: Política Energética e Socioeconomia; Modelagem Climática e Ambiental, Biodiversidade e Ecossistemas, Mudanças de Uso de Solo e Agropecuária; e Urbanização e Mudanças Climáticas, Saúde e Mudanças Climáticas, Dimensões Sociais e Econômicas.

O Plano Estratégico 2020-2030 está disponível para download em: https://fapesp.br/pfpmcg/planopfpmcg.pdf.