Programa Mudanças Climáticas

Programa Mudanças Climáticas da FAPESP reúne especialistas para debate sobre Modelagem Climática e Ambiental

Programa Mudanças Climáticas da FAPESP reúne especialistas para debate sobre Modelagem Climática e Ambiental

Cristiane Bergamini

Na próxima terça-feira, 13 de outubro, às 14h, acontece o próximo Webinário da série Plano Estratégico Mudanças Climáticas FAPESP 2020-2030.

O tema MODELAGEM CLIMÁTICA E AMBIENTAL reúne especialistas para discussões sobre o estado da arte dos modelos climáticos e ambientais e suas contribuições à redução das incertezas da previsibilidade hidroclimática em várias escalas espaço-temporais.

“Este webinário discutirá o conhecimento científico das projeções do clima, a habilidade dos modelos para a previsibilidade de eventos extremos como ondas de calor, e impactos na disponibilidade de água para as atividades socioeconômicas. Entre as questões que devem ser permeadas está qual caminho a pesquisa em modelagem climática e ambiental deve seguir para aumentar a confiança das previsões, informa o Moderador e Membro da Coordenação do Programa de Mudança Climáticas”, Professor Humberto Rocha.

O objetivo do evento é trazer contribuições em torno deste tema para o Plano Estratégico do Programa Mudanças Climáticas em pesquisas e ações voltadas à mitigação das mudanças climáticas globais para os próximos dez anos.

Entre os especialistas convidados para o debate estão Maria Assunção F. da Silva Dias, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG- USP), Gilvan Sampaio, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Saulo R. Freitas, da NASA Goddard Space Flight Center e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e Francisco de Assis de Souza Filho, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O evento conta também com a participação, na abertura, do Diretor Científico da FAPESP, Professor Luiz Eugênio Mello e do Coordenador do Programa de Mudanças Climáticas, Professor Paulo Artaxo.

O webinário é aberto ao público e todos podem participar enviando comentários e perguntas para mcg-webinario@fapesp.br.

A transmissão será pelo canal da Agência FAPESP, no YouTube, clique aqui (www.youtube.com/watch?v=gojmVgo8NyI&feature=youtu.be)

Confira as datas, temas e convidados em cada um dos webinários clicando aqui (www.fapesp.br/14441).

Sobre o Plano Estratégico 2020-2030

O Plano Estratégico é uma agenda científica para os próximos 10 anos voltada a entender os processos associados à mudança do clima e avaliar as suas causas e os seus impactos, fornecendo subsídios científicos para encontrar soluções e apoiar políticas públicas baseadas em evidências científicas e gerar conhecimento.

A elaboração dessa agenda contou com a participação de cientistas e especialistas em cada uma das áreas contempladas e estará em discussão nos eventos para identificar necessidades de adequações e sugestões para sua implementação.

Os temas que compõem o Plano são:

O Plano Estratégico 2020-2030 está disponível para download aqui (https://fapesp.br/pfpmcg/planopfpmcg.pdf)