Chamadas de Propostas

Submissões em fluxo contínuo FAPESP/SNSF – Fundação Nacional de Ciência da Suíça English version


Esta chamada está com inscrições encerradas, a chamada atual SNSF e FAPESP está disponível neste link: fapesp.br/15693


ATENÇÃO: No âmbito da parceria entre FAPESP e SNSF, as fundações agirão como “agência líder” de forma alternada.

Neste momento, a SNSF, agência líder da rodada, está conduzindo o processo de análise de mérito das propostas recebidas até 01 de abril de 2021, em nome de ambas as instituições.

O Acordo entre as duas agências continua ativo, entretanto, novas propostas só serão recebidas a partir de 01 de outubro de 2021, quando a FAPESP atuará como agência líder. No interim, pesquisadores podem enviar suas consultas prévias de elegibilidade à FAPESP, conforme orientações a seguir.

Orientações para pesquisadores do estado de São Paulo

Resumo:

O acordo de cooperação entre a FAPESP e a Fundação Nacional de Ciência da Suíça (SNSF) visa apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa colaborativos por pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa da Suíça e do estado de São Paulo.

Datas limites para submissão:

1 de abril de 2021

Modalidade de Apoio:

Auxílio à Pesquisa Regular ou Auxílio à Pesquisa Projeto Temático, com as excepcionalidades descritas nas orientações a seguir.

Duração máxima dos projetos:

Até 48 meses (ambas as modalidades)

Elegibilidade:

Segundo os critérios da modalidade escolhida. A consulta prévia de elegibilidade é obrigatória.

Submissão de propostas:

O Pesquisador Responsável do estado de São Paulo submete à FAPESP e o parceiro suíço à SNSF.

Contato:

Converse com a FAPESP


1. Temas de pesquisa

1.1 Todos os temas de pesquisa estão cobertos nesta oportunidade.

2. Financiamento

2.1 A FAPESP cobrirá os custos da equipe de pesquisa do estado de São Paulo. O orçamento FAPESP seguirá as normas relativas à modalidade de apoio escolhida (Auxílio Regular ou Auxílio Temático), com as excepcionalidades apontadas no item 3.1 (abaixo).

2.2 A SNSF financiará os custos relativos à equipe da Suíça, segundo suas regras. Adicionalmente, caso pesquisadores de um terceiro estado ou país sejam incluídos na proposta, não mais que 20% do orçamento da SNSF pode ser solicitado para cobrir os custos de pesquisa do parceiro do país terceiro. O restante deverá ser provido por outra fonte de financiamento.

2.3 Os valores solicitados às duas agências não precisam ser iguais. Contudo, é esperado que as propostas apresentem uma parceria balanceada, não especificamente em termos monetários, mas com comprometimento equivalente em esforço de pesquisa proveniente de cada uma das duas agências financiadoras.

3. Modalidades de Apoio – FAPESP

3.1 O financiamento da FAPESP se dará através das modalidades Auxílio à Pesquisa Regular ou Auxílio à Pesquisa Projeto Temático. Todas as normas destes auxílios se aplicarão, com as seguintes exceções:

a) Auxílio à Pesquisa Regular (fapesp.br/apr):

Excepcionalmente no âmbito desta oportunidade, propostas de Auxílio à Pesquisa Regular poderão ser financiadas por um período de até 48 meses, sendo estipulado um orçamento máximo de até R$ 150 mil por ano. Além disso, estas propostas poderão incluir uma cota de bolsa de Pós-Doutorado. O orçamento total já deve contemplar os custos de Bolsas, Reservas Técnicas e Benefícios Complementares .

b) Auxílio à Pesquisa Projeto Temático (fapesp.br/tematico):

Excepcionalmente no âmbito desta oportunidade os Projetos Temáticos terão duração de 48 meses.

4. Elegibilidade para submissão de Propostas

4.1 Antes de submeter a proposta de pesquisa, o Pesquisador Responsável do estado de São Paulo deve consultar a FAPESP a fim de obter uma Carta de Elegibilidade FAPESP, que será anexada à proposta no momento da submissão.

A SNSF apenas aceitará propostas de pesquisadores suíços consideradas elegíveis pelos seus critérios.

4.2 Consultas de elegibilidade de pesquisadores do estado de São Paulo devem ser enviadas para o e-mail chamada-snsf@fapesp.br e devem conter as seguintes informações:

a. Súmula Curricular do Pesquisador Responsável do estado de São Paulo (seguindo o modelo descrito em fapesp.br/sumula).

b. Modalidade de Apoio da FAPESP pretendida (Auxílio à Pesquisa Regular ou Projeto Temático)

i. Pesquisadores Responsáveis por um Auxílio à Pesquisa Regular vigente devem incluir uma justificativa para a concomitância dos projetos.

c. Duração da proposta (no caso de Auxílio à Pesquisa Projeto Temático, a duração deve ser de 48 meses, necessariamente).

d. Tempo estimado de dedicação ao projeto pelo Pesquisador Responsável do estado de SP (horas/semana). Recomendamos o mínimo de 12h/semana para Auxílios Regulares e 20h/semana para Auxílios Temáticos.

e. Nome do Pesquisador Parceiro e sua Instituição de vínculo na Suíça.

f. Título da proposta a ser submetida.

g. Orçamento total previsto.

4.3 Consultas de elegibilidade serão respondidas em um prazo de até 14 dias úteis a contar da data de recebimento do e-mail.

4.4 A FAPESP não responde a consultas de elegibilidade dos parceiros da Suíça.

5. Procedimentos para elaboração de propostas

5.1 A proposta de pesquisa deve conter um projeto de pesquisa concebido e escrito em conjunto pelos proponentes da Suíça e do estado de São Paulo. O mesmo projeto será submetido à FAPESP e à SNSF.

5.1.1 O projeto de pesquisa deve conter uma descrição clara e objetiva da colaboração planejada (distribuição de tarefas e métodos de implementação), além do que se espera ganhar com a colaboração.

5.1.2 O projeto de pesquisa deve ser escrito em língua inglesa e deve seguir as orientações da SNSF quanto ao formato e número de páginas.

5.2 Além da proposta, os proponentes devem preencher a seguinte planilha de orçamento: http://www.snf.ch/SiteCollectionDocuments/Budgettable_Lead_Agency.xlsx

6. Instruções sobre a submissão de propostas de pesquisa na FAPESP

6.1 A proposta conjunta deve ser submetida pelo pesquisador do estado de São Paulo pelo sistema SAGe. O pesquisador parceiro submete sua proposta pelo mySNF, obedecendo suas normas e cronogramas de análise, mas também deve criar um usuário no SAGe.

6.1.1 A submissão no SAGe deve ser feita na sua versão em inglês: no SAGe, o pesquisador de São Paulo deve fazer login e selecionar Nova Proposta Inicial > Fluxo contínuo > Outras linhas de fomento > SNSF – Swiss National Science Foundation (…).

6.2. O proponente da Suíça também deverá criar um usuário com cadastro completo no SAGe. Isso pode ser feito na versão em inglês do SAGe através da opção “Not Registered?”. Ele deve preencher todos os campos de dados indicados como obrigatórios, ou seu cadastro não será considerado válido para atuar como Pesquisador Parceiro . Após ser indicado na proposta como membro da equipe, o PR da Suíça deve confirmar, via SAGe, sua participação no projeto.

7. Instruções sobre a submissão na SNSF

7.1 O PR da Suíça fará a submissão no mySNF, seguindo as orientações divulgadas em: https://www.snf.ch/en/QKrSWjKTl0R6C9hl/news/news-200820-lead-agency-agreement-switzerland-sao-paulo.

8. Liderança, análise e seleção

8.1 No âmbito da parceria entre FAPESP e SNSF, as fundações agirão como “agência líder” de forma alternada. A agência líder conduzirá o processo de análise de mérito em nome de ambas as instituições. Assessores ad hoc indicados por ambas as instituições participarão de todo o processo de deliberação e avaliação por pares.

8.2 A SNSF atuará como agência líder de setembro de 2020 a abril de 2021. Neste período, as submissões podem ser feitas em dois períodos ­– a SNSF estabelece como datas limite para submissão de propostas os dias 1 de abril de 2021 .

8.3 A FAPESP atuará como agência líder de 1 de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022. Dentro desse período, não há prazo específico de submissão: as propostas FAPESP/SNSF serão avaliadas em fluxo contínuo (em qualquer momento).

9. Contato

9.1 Questões específicas para a FAPESP relacionadas ao presente acordo de cooperação devem ser encaminhadas através do www.fapesp.br/converse. Considerando a quantidade de solicitações enviadas para este canal, solicitamos que enviem seus questionamentos com antecedência, evitando urgências próximas ao prazo de submissão imposto pela SNSF.