Programa Mudanças Climáticas

Urbanização e Mudanças Climáticas debate ações prioritárias para a agenda científica da FAPESP para os próximos dez anos

Urbanização e Mudanças Climáticas debate ações prioritárias para a agenda científica da FAPESP para os próximos dez anos

Cristiane Bergamini

Na próxima terça-feira, 27 de outubro, às 14h, acontece o quinto Webinário da série Plano Estratégico Mudanças Climáticas FAPESP 2020-2030 com o tema URBANIZAÇÃO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

O evento reúne especialistas para um debate sobre as ações prioritárias em soluções para a mobilidade urbana; uso e ocupação do solo; sistemas inteligentes integrados; segurança hídrica e redução da poluição do ar, ecologia urbana e gestão de resíduos sólidos e líquidos urbanos e industriais, entre outros temas.

Experiências dentro e fora do Brasil mostram que um processo de urbanização sem planejamento e fortemente ligado a atividades que promovem elevado consumo de energia, altos índices de emissões de gases de efeito estufa e alterações no uso e ocupação do solo, por exemplo, propiciam severas alterações no clima com maior incidência de eventos climáticos extremos. As consequências são severas e trazem impactos, inclusive para a saúde. Conforme aponta o Plano Estratégico FAPESP de Mudanças Climáticas, em São Paulo, por exemplo, há um padrão de aquecimento urbano (ilha de calor) de cerca de 3oC na média anual. Com isso, o número de pessoas vulneráveis às consequências das ondas de calor e chuvas extremas aumentou significativamente.

“No Brasil, 85% da população vive nas cidades. Então, se não encontrarmos soluções viáveis e sustentáveis sobre como transformar as nossas cidades em áreas sustentáveis socialmente, economicamente, logisticamente, a médio e longo prazo, teremos grande dificuldades no futuro com as mudanças climáticas”, ressalta o Professor e Coordenador do Programa Mudanças Climáticas FAPESP, Paulo Artaxo.

Para o debate sobre essas ações prioritárias para as áreas urbanas a constar na agenda científica da FAPESP para os próximo 10 anos foram convidados os Professores e especialistas no tema Maria de Fatima Andrade (IAG-USP); Paulo Pellegrino (FAU-USP); Allison Flávio Barbieri (Geografia UFMG) e Maria Fernanda Campos Lemos (PUC-Rio).

O evento conta também com a participação, na abertura, do Diretor Científico da FAPESP, Professor Luiz Eugênio Mello e do Coordenador do Programa de Mudanças Climáticas, Professor Paulo Artaxo.

O webinário é aberto ao público e todos podem participar enviando comentários e perguntas para mcg-webinario@fapesp.br.

A transmissão será pelo canal da Agência FAPESP, no YouTube (clique aqui).

Confira as datas, temas e convidados em cada um dos webinários clicando aqui.

Sobre o Plano Estratégico 2020-2030

O Plano Estratégico é uma agenda científica para os próximos 10 anos voltada a entender os processos associados à mudança do clima e avaliar as suas causas e os seus impactos, fornecendo subsídios científicos para encontrar soluções e apoiar políticas públicas baseadas em evidências científicas e gerar conhecimento.

A elaboração dessa agenda contou com a participação de cientistas e especialistas em cada uma das áreas contempladas e estará em discussão nos eventos para identificar necessidades de adequações e sugestões para sua implementação.

Os temas que compõem o Plano são:

- Política Energética e Socioeconomia, realizado em 1 de setembro e disponível aqui.

- Mudanças de Uso de Solo e Agropecuária, realizado em 15 de setembro e disponível aqui.

- Biodiversidade e Ecossistemas, realizado em 29 de setembro e disponível aqui.

- Modelagem Climática e Ambiental, realizado em 13 de outubro disponível aqui.

- Urbanização e Mudanças Climáticas (27 de outubro);

- Saúde e Mudanças Climáticas (10 de novembro);

- Dimensões Sociais e Econômicas (24 de novembro).

O Plano Estratégico 2020-2030 está disponível para download aqui.