Notícias

Percepção da ciência

Percepção da ciência

27 de novembro de 2003

Agência FAPESP - Uma pesquisa realizada em cidades de quatro países ibero-americanos verificou que 72% das pessoas entrevistadas concordam que o desenvolvimento da ciência e da tecnologia é o principal motivo da melhoria da qualidade de vida da sociedade. No entanto, essa imagem positiva não domina o imaginário social, uma vez que 85,9% duvidam que a ciência e a tecnologia possam solucionar todos os problemas.

Com o título de Percepção Pública da Ciência, o trabalho acaba de ser publicado pela Editora da Unicamp, com apoio da FAPESP. O livro, em português e espanhol, foi organizado por Carlos Vogt, presidente da FAPESP e coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e por Carmelo Polino, responsável pela área de programas horizontais e projetos do Centro de Estudos sobre Ciência, Desenvolvimento e Educação Superior da Argentina.

A pesquisa foi realizada entre 2002 e 2003, por iniciativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e da Rede Ibero-Americana de Indicadores de Ciência e Tecnologia (Ricyt/Cyted). Foram entrevistadas 162 pessoas no Brasil (na cidade de Campinas), 300 na Argentina (em Buenos Aires), 150 no Uruguai (em Montevidéu) e 150 na Espanha (em Salamanca e Valladolid). A pesquisa brasileira foi conduzida por integrantes do Labjor.

A grande maioria dos entrevistados dos quatro países (74,3% em média) considera que “os benefícios da ciência e da tecnologia são maiores que os efeitos negativos”. Pouco mais da metade (51,6%) não concordou com a afirmação de que “os cientistas são os que melhor sabem o que convém investigar para o desenvolvimento do país”. Para os autores, uma conclusão que se pode fazer é que as habilidades dos cientistas são reconhecidas mas não são suficientes para a tomada de decisões políticas.

Os responsáveis pelo levantamento ressaltam que os dados obtidos não podem ser generalizados para a totalidade dos países em que foram feitos. Não foi esse o objetivo da pesquisa, que pretendeu buscar uma “aproximação aos diversos fatores sociais ou culturais (e não só cognitivos) que influem na representação pública da ciência e da tecnologia”.

Para discutir os resultados do trabalho, diversos colaboradores do projeto e especialistas em estudos sobre ciência estarão reunidos nos dias 1º e 2 de dezembro, em São Paulo, em workshop que será realizado na sede da FAPESP, na rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa.


Workshop: Percepção Pública da Ciência

1º de dezembro:

9h - Abertura

9h30 - Os resultados de Salamanca (Ricyt)
11h - O desenvolvimento do projeto no Uruguai
12h15 - Debates
14h - O desenvolvimento do projeto na Argentina
15h30 - O desenvolvimento do projeto no México
16h45 - Debates
17h30 - Encerramento do primeiro dia


2 de dezembro

9h30 - O desenvolvimento do projeto no Brasil - A pesquisa ampliada: Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo
11h - Índice Labjor/FAPESP de C&T na imprensa: Apresentação do banco de dados
13h - Balanço Geral, apresentação de resumos, debate e perspectivas futuras
16h - Encerramento



Página atualizada em 27/11/2003 - Publicada em 27/11/2003