Notícias

FAPESP anuncia novos percentuais nos recursos da Reserva Técnica de bolsas

Agência FAPESP – O Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP alterou as Normas para Utilização dos Recursos da Reserva Técnica nas modalidades de Bolsa no País e Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). As alterações estão em vigor desde 25 de novembro pela Portaria CTA nº 24/2020.

Os recursos de Reserva Técnica para as Bolsas no País nas modalidades de Doutorado e Doutorado Direto corresponderão a 20% do valor anual da Bolsa, e nas de Pós-Doutorado, a 10% do valor. Os recursos de Reserva Técnica para as BEPE nas modalidades Doutorado, Doutorado Direto e de Pós-Doutorado equivalerão a 10% do valor anual da bolsa.

Os recursos de Reserva Técnica para Bolsas no País e BEPE de Iniciação Científica e Mestrado não foram ajustados.

A alteração não se aplica às bolsas já aprovadas ou em andamento, mantendo o compromisso anteriormente assumido pela FAPESP junto aos bolsistas.

Com a alteração nos percentuais dos recursos de Reserva Técnica, a FAPESP busca reduzir o impacto causado pela valorização do dólar nos recursos disponíveis para pesquisa, manter o percentual médio de bolsas anualmente concedidas pela Fundação e absorver a demanda crescente de solicitações de bolsas ante a redução de recursos para pesquisa ofertados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Republicar


Página atualizada em 27/11/2020 - Publicada em 26/11/2020