Notícias

Centro de Documentação e Informação

Centro de Documentação e Informação Ilustrá£ção sobre foto de Eduardo Cesar
A FAPESP inicia o desenvolvimento do Centro de Documentação e Informação (CDi), que promoverá, dentro de conceitos modernos de tratamento do documento e da informação, o acesso à informação científica e tecnológica gerada e desenvolvida pela Fundação, ou com seu apoio financeiro.

"Trata-se de um sistema automatizado de informação em ciência, tecnologia e inovação, voltado para a busca, obtenção, organização, armazenagem e disponibilidade de dados sobre documentos convencionais e eletrônicos, que estará disponível à comunidade científica?, explica Rosaly Fávero Krzyzanowski, coordenadora operacional do CDi da FAPESP.

O CDi contará com bases de dados cujo acesso será feito por meio de uma Biblioteca Virtual (BV/CDi/FAPESP) de informação científica e tecnológica, que se encontra em implementação. A BV/CDi/FAPESP será constituída de:

  • Bases de Dados Referenciais:
    "Teses FAPESP", que incluirá as teses realizadas com apoio financeiro da Fundação, com links para os textos completos das mesmas, quando essas integrarem os programas de teses digitais nas instituições de defesa;
    "Memória FAPESP", que promoverá o acesso às publicações editadas pela Fundação, sobre ela ou por ela financiadas;
    "Informações Documentais", que reunirá documentos em C&T de apoio às atividades da Fundação.

  • Diretórios:
    "Pesquisadores FAPESP", com integração à Plataforma Lattes para acesso aos dados curriculares;
    "Projetos de Pesquisa", contendo dados referenciais sobre os projetos de pesquisa apoiados pela Fundação;
    "Notícias e Eventos", relacionados à Fundação;
    "Links", abrangendo sites selecionados de interesse da comunidade técnico-científica.

A BV/CDi/FAPESP estará integrada também a outros veículos informativos da Fundação, como a Agência FAPESP e a revista Pesquisa FAPESP. A integração ocorrerá ainda com outras bases informacionais da Fundação, previstas para acesso, via web, em 2004, como o Sistema de Informações sobre Indicadores em C&T. A implantação será gradativa e os serviços estarão reunidos no portal da FAPESP (www.fapesp.br).

O projeto do Centro de Documentação e Informação (CDi), sob a responsabilidade de Rosaly, que foi Diretora Técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi/USP) e do Programa Biblioteca Eletrônica (ProBE), encontra-se em desenvolvimento em parceria com o Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas/OMS), organização de renomada experiência em sistemas de informação.



Página atualizada em 02/12/2003 - Publicada em 02/12/2003