Chamadas de Propostas

Chamada de Propostas Conjuntas: FAPESP – BIOTA/ FRB – CESAB e SinBiose - CNPq/ Labex – CEBA 2021

Sumário

Lançamento da Chamada:

10 de maio de 2021

Data limite de submissão da pré-proposta:

30 de julho de 2021 às 12h00 CET (08h00 de Brasília)
O formulário de pré-proposta, a ser preenchido em inglês, deve ser submetido em documento único em pdf por e-mail, para cesab@fondationbiodiversite.fr

Divulgação dos resultados da pré-seleção:

30 de setembro de 2021
Apenas pesquisadores cujos projetos sejam pré-selecionados receberão um formulário de proposta final do CESAB

Data limite de submissão da proposta completa:

10 de dezembro de 2021
O pesquisador do estado de São Paulo deve submeter a proposta à FAPESP, através do SAGe

Divulgação dos resultados finais:

Março de 2022

Modalidade de Apoio – FAPESP:

Auxílio à Organização de Reunião Científica (https://fapesp.br/auxilios/organizacao) pesp.br

Contato na FAPESP:

Chamada-frb@fapesp.br

Contato no CESAB:

cesab@fondationbiodiversite.fr

Contato no SinBiose:

sinbiose@cnpq.br

Contato no CEBA:

info@labex-ceba.fr


1. Introdução

A FAPESP lança, através do Programa BIOTA (Instituto Virtual da Biodiversidade), em parceria com o CESAB (Centre for the Synthesis and Analysis of Biodiversity), o SinBiose (Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos) e o Labex CEBA (Centro de Estudos da Biodiversidade da Amazônia), esta Chamada de Propostas para financiar reuniões científicas colaborativas de grupos de síntese, ao longo de três anos .

O CESAB e o SinBiose são, respectivamente, instrumentos da Fondation pour la Recherche sur la Biodiversité (FRB) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Essas instituições apoiam grupos de pesquisadores que desenvolvem análises e sínteses de biodiversidade e serviços ecossistêmicos a partir de dados e conhecimentos existentes.

O financiamento será concedido a dois projetos inovadores que terão como objetivo gerar novas ideias, modelos, paradigmas ou teorias a partir da análise ou reanálise de dados existentes. Espera-se que grupos de trabalho colaborativos reúnam membros que irão compartilhar conhecimentos científicos, dados disponíveis e ferramentas de modelagem para abordar uma ampla gama de questões de biodiversidade na região Neotropical, em diferentes escalas espaciais e temporais. Os grupos de pesquisa devem incluir pesquisadores responsáveis filiados a instituições de pesquisa do estado de São Paulo.

Serão financiados, para cada grupo, quatro (4) workshops de cinco (5) dias cada (dois no CESAB em Montpellier na França e dois no estado de São Paulo) para um máximo de dez (10) participantes.

Além disso, cada grupo selecionado terá a oportunidade de receber uma bolsa de pós-doutorado de 24 meses, financiada pelo CNPq, com recrutamento a ser feito pelos Pesquisadores Responsáveis (ou PIs, Principal Investigators) após a seleção do projeto, de acordo com as normas do CNPq. O bolsista de pós-doutorado atuará como um catalisador para o grupo de trabalho. Ela ou ele estará totalmente envolvida(o) na dinâmica do projeto e será uma força motriz da pesquisa do grupo.

Os grupos também receberão recursos para organizar pelo menos uma reunião virtual de uma semana. Além desta, espera-se que reuniões virtuais curtas regulares sejam realizadas durante todo o projeto, ainda que não financiadas nesta Chamada.

2. Áreas do Conhecimento contempladas na Chamada

Esta Chamada visa apoiar projetos de síntese de investigação, nas áreas das ciências naturais e/ou humanas e sociais. Os projetos devem ser relacionados à temática da biodiversidade no domínio Neotropical, mas restrita aos biomas terrestres (incluindo sistemas aquáticos continentais, porém excluindo áreas marinhas) e às ilhas tropicais da América do Sul, América Central e/ou Caribe.

Tópicos de pesquisa incluem, mas não se limitam a:

a) o estado e a dinâmica da biodiversidade;

b) a relação entre a biodiversidade, o funcionamento do ecossistema e os serviços ecossistêmicos;

c) a relação entre a biodiversidade e as pressões antrópicas;

d) o papel dos processos evolutivos na dinâmica da biodiversidade;

e) socioecossistemas e acesso a recursos biológicos;

f) legislação e governança dos usos da biodiversidade,

g) conservação da biodiversidade; e

h) a relação entre biodiversidade e saúde humana.

Exemplos de grupos de síntese financiados pelo CESAB e SinBiose podem ser encontrados em http://www.sinbiose.cnpq.br/web/sinbiose/projetos-e-resultados e https://www.fondationbiodiversite.fr/en/the-frb-in-action/programs-and-projects/le-cesab/.

3. Elegibilidade de Pesquisadores

Os critérios de elegibilidade do proponente do estado de São Paulo são os mesmos exigidos na modalidade Auxílio à Organização de Reunião Científica, item 5.1.

4. Composição dos grupos de trabalho

Os grupos de trabalho devem ser bem equilibrados em termos de gênero, estágio de carreira, diversidade de especialidades e país de origem (incluindo alguns membros brasileiros e franceses, e podendo incluir também pesquisadores de outros países).

Cada grupo de trabalho deve:

a) ser liderado por dois Pesquisadores Responsáveis (PRs ou PIs): um associado a um instituto de pesquisa francês e outro a uma instituição de ensino superior ou pesquisa no estado de São Paulo;

b) ser composto por 10 membros (esse número inclui os PIs e o bolsista de pós-doutorado a ser recrutado);

c) incluir pelo menos um membro, não necessariamente um dos PIs, de um laboratório afiliado ao Labex CEBA (lista das unidades de pesquisa do CEBA pode ser encontrada aqui: http://www.labex-ceba.fr/en/teams/; lista dos pesquisadores do CEBA pode ser encontrada aqui: http://www.labex-ceba.fr/en/directory/).

A composição do grupo pode mudar durante o curso do projeto e membros adicionais podem se juntar durante as reuniões, desde que com recursos próprios (não serão concedidos aditivos para membros adicionais).

O bolsista de pós-doutorado não precisa ser indicado no momento da apresentação da proposta.

5. Modalidade de apoio e custos elegíveis

5.1. Custos elegíveis para a FAPESP

Para a FAPESP, os itens a serem financiados são os mesmos descritos nas normas de Auxílio à Organização de Reunião Científica, itens 8.1 (para as reuniões realizadas no estado de São Paulo) e 8.2 (para as reuniões realizadas em Montpellier, na França). Excepcionalmente, para esta Chamada, serão consideradas elegíveis para a FAPESP despesas para locação de salas e imóveis e custos de coffee-break.

5.2. Custos elegíveis para os demais parceiros:

Além do apoio oferecido pela FAPESP, o apoio financeiro da FRB, do CNPq e Labex CEBA inclui, para cada grupo:

a) Bolsa de pós-doutorado por 24 meses, baseado em Instituição de ensino superior e pesquisa de um dos pesquisadores brasileiros;

b) Custos de publicação até € 5000;

c) Suporte técnico e administrativo;

d) Canal de plataforma de reunião online e suporte administrativo para a organização da reunião virtual de uma semana.

6. Submissão

A submissão de propostas para a presente Chamada ocorrerá em duas fases:

6.1. Pré-proposta:

Os grupos de pesquisa interessados enviarão formulário de pré-proposta (Anexo III deste edital) preenchido em inglês, no formato PDF, para o e-mail cesab@fondationbiodiversite.fr, até o dia 30 de julho de 2021, às 12h00 CET (08h00 de Brasília).

O resultado da análise desta fase será divulgado em 30 de setembro de 2021.

Os Pesquisadores Responsáveis cujos projetos forem pré-selecionados receberão um novo formulário do CESAB, para submissão de proposta completa.

6.2. Proposta Completa:

O Pesquisador Responsável do estado de São Paulo deverá preencher o formulário de proposta completa e submetê-lo, com os demais documentos usualmente solicitados na modalidade Auxílio à Organização de Reunião Científica, item 9.2., através do SAGe, até o dia 10 de dezembro de 2021.

O caminho específico para esta Chamada no SAGe é: Nova Proposta Inicial > + Outras Linhas de Fomento > + Acordos de Cooperação > + FRB – French Foundation for Research in Biodiversity > + FRB/BIOTA – Auxílio à Organização de Reunião Científica> + Chamada de Propostas (2021)

As propostas recebidas depois da data limite, ou que não estejam em conformidade com as especificações desta Chamada, serão consideradas inelegíveis. Propostas que sejam enviadas com anexos sem assinaturas, que não respeitem os modelos solicitados pela FAPESP e pelos demais parceiros ou com documentos faltantes serão devolvidas, podendo ser submetidas novamente até a data limite de submissão.

7. Critérios de análise e seleção

Os projetos serão selecionados pelo painel da Chamada de acordo com os seguintes critérios:

(i) excelência científica e natureza inovadora;

(ii) relevância para o objetivo da Chamada;

(iii) composição e qualidade do grupo de trabalho (ou seja, o nível de especialização em relação ao tema abordado, além dos critérios indicados no item 4);

(iv) viabilidade do programa de trabalho; e

(v) disseminação de conhecimento e dados.

Os candidatos poderão apresentar uma proposta completa apenas se forem convidados a fazê-lo, após a avaliação positiva da pré-proposta.

8. Propriedade Intelectual

Em caso de aprovação, um Termo de Compromisso (ou “Acordo de Consórcio”) deverá ser firmado entre as Instituições participantes dos grupos de trabalho, no qual se especificará como os direitos de propriedade intelectual, de confidencialidade e de publicações serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de propriedade intelectual de cada agência financiadora e instituições sede. Nenhum formato específico para este acordo será fornecido pela FAPESP ou pelas demais parceiras desta Chamada.

A apresentação do Termo de Compromisso não é obrigatória para assinatura do Termo de Outorga. Entretanto, as agências poderão requisitar a apresentação deste documento a qualquer momento.

9. Gestão de Dados

Os grupos financiados deverão aderir aos princípios da ciência aberta. Os conjuntos de dados produzidos/reunidos pelos projetos financiados devem ser tornados públicos e acessíveis à mais ampla comunidade científica possível.

Para atingir esse objetivo, espera-se que:

a) os conjuntos de dados sintetizados durante o projeto de pesquisa sejam descritos de forma relevante (usando padrões internacionais) e disponibilizados publicamente dentro de um período de tempo razoável (sujeito a restrições de confidencialidade para dados sobre indivíduos e organizações);

b) os dados brutos usados para gerar qualquer produção científica sejam bem documentados;

c) os direitos de propriedade intelectual de todos os proprietários de dados sejam respeitados quando seus dados forem utilizados pelo grupo de trabalho; e

d) os padrões Creative Commons BY 4.0 sejam aplicados, tanto quanto possível, a todos os dados depositados.

10. Benefícios e compromissos dos pesquisadores com projetos aprovados no âmbito do Programa BIOTA/FAPESP

10.1. Benefícios

O Pesquisador Responsável por projeto selecionado terá os seguintes benefícios:

a) Maior visibilidade dos resultados da pesquisa através dos mecanismos de divulgação do Programa BIOTA/FAPESP, que conta com parcerias com Agência FAPESP, Agência Bori e ampla atuação em mídias sociais.;

b) Participação em atividades de construção de políticas públicas socioambientais, em colaboração com outros projetos apoiados pelo Programa BIOTA/FAPESP; essa atividade é pertinente e possível graças às parcerias do Programa BIOTA com órgãos ambientais no âmbito estadual, nacional e internacional;

c) Participação em workshops e cursos promovidos pelo Programa BIOTA e que buscam capacitar teórica ou metodologicamente os projetos em cursos, sendo ainda essas ocasiões oportunidades importantes para ampliação do networking dos pesquisadores (em âmbito nacional e internacional) e integração entre projetos com interesses comuns.

10.2. Compromissos

a) O Programa BIOTA promove periodicamente workshops, seminários e reuniões científicas. Todos os Pesquisadores Responsáveis por projetos vinculados ao Programa serão fortemente estimulados a assumir o compromisso de participar desses eventos, junto com os demais participantes do projeto, incluindo os estudantes, quando for o caso. A participação nos workshops é uma oportunidade especial de tomar conhecimento de pesquisas em andamento na área e ter acesso a dados e informações antes que tenham sido publicados;

b) Concordância com uma política de dados aberta e transparente, na qual os participantes tornarão disponíveis dados e informações dos projetos de pesquisa para os demais participantes, depositando-os no Banco de Dados e Informações do Programa;

c) Fornecimento regular de informação sobre os resultados dos projetos de pesquisa para fins de divulgação e comunicação. Os resultados dos projetos de pesquisa selecionados devem ser amplamente comunicados nas comunidades científicas relevantes, usando-se canais acadêmicos estabelecidos tais como conferências internacionais e revistas científicas arbitradas. Todos os projetos selecionados devem resultar em presença detalhada na Web e relevantes publicações e apresentações em conferências científicas internacionais. Outros canais podem incluir workshops regionais, seminários de pós-graduação e itens curriculares como cursos ou materiais para cursos.

11. Informações de Contato

Contato FAPESP : Pesquisadores do estado de São Paulo: questões específicas para FAPESP relacionadas à presente Chamada de Propostas devem ser encaminhadas através do e-mail chamada_frb@fapesp.br. Para evitar que contratempos impeçam a submissão, solicitamos que enviem seus questionamentos com antecedência, evitando urgências próximas à data limite de submissão de propostas para a Chamada.

Contato CESAB: cesab@fondationbiodiversite.fr

http://www.fondationbiodiversite.fr

Contato SinBiose : sinbiose@cnpq.br

http://www.sinbiose.cnpq.br/web/sinbiose

Contato CEBA : info@labex-ceba.fr

http://www.labex-ceba.fr/en/



Anexo I – Composição do Consórcio

CESAB - Centro de Síntese e Análise da Biodiversidade da FRB. O CESAB é um programa fundamental da FRB e visa implementar um trabalho inovador para sintetizar e analisar dados já existentes no campo da pesquisa em biodiversidade. Lançado em 2010 após o "Grenelle de l'Environnement" pelos Ministérios da Pesquisa e da Ecologia, foi criado por oito instituições públicas de pesquisa (BRGM, CIRAD, CNRS, IFREMER, INRA, IRD, IRSTEA e MNHN), unidas em 2014 pela LVMH, em 2017 pela Universidade de Montpellier e em 2020 pela OFB. Os pesquisadores podem encontrar no CESAB os meios e a infraestrutura necessários para compartilhar e aprimorar as informações existentes e para realizar análises que abordem os principais desafios científicos na pesquisa em biodiversidade. Avançar no conhecimento, desenvolver investigação-síntese e colaboração, facilitar a articulação entre todas as disciplinas científicas: estes são os principais trunfos do CESAB que acolhe todos os anos um grande número de investigadores de todos os continentes, em sessões de trabalho distribuídas ao longo do tempo do projeto.

http://www.fondationbiodiversite.fr/la-frb-en-action/programmes-et-projets/le-cesab/

CEBA - Laboratório de Excelência CEBA (Centro para o Estudo da Biodiversidade na Amazônia), um programa de longo prazo financiado pela França e estabelecido em Caiena, Guiana Francesa. O CEBA tem uma abordagem interdisciplinar para o estudo da biodiversidade e envolve 13 unidades de pesquisa francesas. O CEBA irá fornecer co-financiamento para o presente regime, desde que os projetos financiados cumpram as regras administrativas da ANR (Agence Nationale de la Recherche).

http://www.labex-ceba.fr/

FAPESP/Programa BIOTA (Instituto Virtual da Biodiversidade), lançado em março de 1999, o Programa FAPESP/BIOTA visa descobrir, mapear e analisar a biodiversidade brasileira, incluindo fauna, flora e microrganismos, e também avaliar as possibilidades de exploração sustentável de plantas ou animais com potencial econômico e apoio ao desenvolvimento de políticas de conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.

https://fapesp.br/biota/

SinBiose é o Centro Brasileiro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. Instituído em 2019 como um programa de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, o SinBiose propõe uma abordagem inter/transdisciplinar e colaborativa para o desenvolvimento de sínteses sobre temas relacionados à Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. Embora o SinBiose tenha como foco tornar o conhecimento relevante para a tomada de decisão, projetos que visam o desenvolvimento de novos modelos conceituais ou metodológicos na fronteira do conhecimento também podem ser apoiados pelo SinBiose.

http://www.sinbiose.cnpq.br/web/sinbiose



Anexo II – Instruções específicas sobre o uso do SAGe

1. É necessário que o Pesquisador Responsável pela proposta e os demais pesquisadores da equipe (incluindo o parceiro no exterior) sejam cadastrados no sistema SAGe e confirmem sua participação na proposta. Recomendamos que isso seja feito com suficiente antecedência em relação à data limite de submissão.

(i) Pesquisadores que não possuem cadastro no SAGe devem inicialmente realiza-lo, acessando a página do SAGe no endereço www.fapesp.br/sage, clicando em Sem cadastro? e preenchendo os dados solicitados. Não basta apenas cadastrar-se como usuário, é necessário completar os dados cadastrais (após receber o login e senha temporária). Apenas itens marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.

(ii) Pesquisadores já cadastrados devem realizar o login no SAGe com sua identificação e senha usuais para acessar o sistema.

2. Na submissão, atenção para a obrigatoriedade de preenchimento de todos os itens marcados com asterisco (*). É necessário clicar em “submeter” ao final do preenchimento da proposta. Proposta salva não significa proposta submetida.

3. Em caso de dúvidas, usar o link Manuais na página inicial do SAGe. Na página Manuais, buscar esclarecimentos na lista Manuais de Apoio aos Pesquisadores.

IMPORTANTE: Recomenda-se fortemente:

1- que o preenchimento da proposta no sistema seja realizado com bastante antecedência;

2- que o pesquisador verifique periodicamente as pendências da proposta utilizando a opção "Validar" do SAGe. Ao selecionar a opção “Validar”, o sistema SAGe apresentará as pendências impeditivas para submissão da proposta considerando os itens que foram inseridos. Isto pode ser feito repetidas vezes, à medida que a proposta for construída, permitindo que as providências necessárias à submissão sejam tomadas a tempo.

Dúvidas sobre a utilização do SAGe não esclarecidas nos Manuais podem ser dirigidas ao atendimento pelo serviço Converse com a FAPESP em https://fapesp.br/converse.



Anexo III – Pre-Proposal Form: clique aqui para baixar o formulário.