Notícias

FAPESP 60 anos

A FAPESP, que fora autorizada em 1960 pela Lei 5.918, foi instituída pelo Decreto 40.132, promulgado pelo governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto em 23 de maio de 1962. Portanto, estamos a um ano de comemorarmos 60 anos daquela data histórica na vida da ciência em São Paulo.

O Conselho Superior e o Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP programaram um conjunto de atividades para lembrar o sucesso desta iniciativa e seu impacto na vida do país. Infelizmente, o momento não convida a comemorações festivas, mas sim à reflexão e a reafirmar a importância da ciência na vida nossa de cada dia, além de seu papel no desenvolvimento econômico e social do país.

Por isso, damos início a essas comemorações com a inauguração do site A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um instrumento para ligar todas as atividades da FAPESP, passadas, atuais e futuras, aos 17 ODS acordados por 193 países em 25 de setembro de 2015 na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Dessa forma, damos transparência a nossas atividades, mostrando aos cidadãos que mantêm a FAPESP com o pagamento de seus impostos como estamos empregando esses recursos para melhorar a vida das pessoas, aumentar o cuidado com o meio ambiente, com o clima, com as águas e com a terra, promover a saúde e a produção de alimentos e ajudar a reduzir as desigualdades.

Ao mesmo tempo, reafirmamos nosso compromisso com a Agenda 2030 e com os esforços para vencer os grandes desafios do nosso século, resumidos no documento final da Conferência Rio+20 “O Futuro Que Queremos”.

Marco Antonio Zago
Presidente da FAPESP


Publicado em 27 de maio de 2021