Coordenações

Alexander Turra English version

Alexander Turra

Coordenação do BIOTA-FAPESP

É professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) e coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, sediada no Instituto Oceanográfico e no Instituto de Estudos Avançados da USP.

É biólogo com mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bolsista 1B de produtividade em pesquisa do CNPq. Foi agraciado com o Kirby Laing Fellowship na School of Ocean Sciences, Bangor University, no Reino Unido, e com a medalha Mérito de Tamandaré da Marinha do Brasil.

Tem atuação voltada para o exercício da pesquisa interdisciplinar e integrada, com foco em temas como governança, manejo integrado e conservação marinha, impacto ambiental marinho, mudanças climáticas, poluição marinha (lixo nos mares) e estrutura e funcionamento de ecossistemas marinhos.

Busca exercitar e promover a integração entre ciência e a sociedade, considerando tanto atividades de ensino formal e não formal quanto a formação continuada de professores e a produção de materiais de apoio ao ensino. Também busca estabelecer um diálogo com a iniciativa privada para desenvolvimento tecnológico e inovação aplicados ao oceano.

Possui atuação em fóruns e organizações nacionais (MMA, MCTI, SECIRM, SIMA/SP) e internacionais (GESAMP, UNESCO, UNEP, UNEA, IAI) com abordagens multi e transdisciplinares voltadas para integração entre ciência e tomada de decisão.

Coordena e participa de diferentes projetos e redes (Rede Clima, ReBentos) de pesquisa, organizou importantes eventos científicos como o 5º Simpósio Brasileiro de Oceanografia (Santos, Brasil/2011), 2nd International Ocean Research Conference (Barcelona, Espanha/2014), Third International Symposium on the Effects of Climate Change on the World’s Oceans (Santos, Brasil/2015) e VII International Sandy Beach Symposium (Ilhabela, Brasil/2015).

Além de membro do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sociedade, no Instituto de Estudos Avançados da USP, atua na Coalizão Ciência e Ambiente e na Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.

É editor associado das revistas Ocean and Coastal Research (Brazilian Journal of Oceanography) e Ambiente e Sociedade e editor da série Brazilian Marine Biodiversity (Springer Nature). Atua também em divulgação científica em veículos como Scientific American Brasil, Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças e Jornal da USP.


Página atualizada em 10/06/2021 - Publicada em 10/06/2021