Notícias

FAPESP e Global Environment Facility lançam nova chamada de propostas

Oportunidade com foco no Corredor Sudeste da Mata Atlântica apoiará projetos que fortaleçam a capacidade institucional para manejo e monitoramento da biodiversidade e dos estoques de carbono

A FAPESP anuncia a abertura de uma nova chamada de propostas no âmbito do Projeto Conexão Mata Atlântica, que tem foco em zonas prioritárias do Corredor Sudeste da Mata Atlântica brasileira e a missão de recuperar e preservar serviços ecossistêmicos associados à biodiversidade e captura de carbono da floresta.

A participação da FAPESP na iniciativa está baseada em acordo de cooperação com o Global Environment Facility – GEF (Fundo Global para o Meio Ambiente) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

As propostas selecionadas deverão contribuir principalmente com o fortalecimento da capacidade institucional para manejo e monitoramento dos estoques de carbono e da biodiversidade.

Os projetos de pesquisa apoiados deverão avaliar a eficácia da aplicação dos instrumentos utilizados pelo Projeto Conexão Mata Atlântica, que atualmente apoia quatro equipes de pesquisa selecionadas na primeira chamada de projetos em 2018.

As propostas devem seguir uma ou mais das três linhas temáticas principais propostas pela chamada: 1) Avaliação do impacto/efetividade do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais; 2) Sustentabilidade de atividades agroecológicas em Zonas de Amortecimento de Unidades de Conservação de Proteção Integral ou em Unidades de Conservação de Uso Sustentável; 3) Políticas públicas transformadoras: paisagem, ambiente e pessoas.

A FAPESP reservou para a chamada um total de R$ 4,5 milhões. Os projetos poderão ter duração de até 60 meses e deverão ser estruturadas de acordo com as normas das modalidades Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático e Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador. Interessados tem até o dia 3 de setembro para se candidatar. As propostas devem ser encaminhadas por meio do Sistema SAGe.

A chamada está publicada em: www.fapesp.br/14963.


Página atualizada em 21/06/2021 - Publicada em 21/06/2021