Notícias

FAPESP retoma a análise das bolsas de pesquisa no exterior

Em razão das restrições de mobilidade impostas pela pandemia da COVID-19 as solicitações de bolsas BEPE e BPE estavam suspensas desde janeiro


A FAPESP reabilita, a partir de 25 de junho de 2021, as solicitações de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) e de Bolsas de Pesquisa no Exterior (BPE) e retoma a análise de novas submissões. A medida abrange exclusivamente as solicitações de bolsas que tenham como destino países que não imponham restrições de ingresso a brasileiros ou que exijam quarentena, e que já tenham normalizado as atividades presenciais na instituição que acolherá o bolsista, de acordo com o Comunicado nº 12 da FAPESP.

A interrupção da análise e das submissões dessas modalidades de bolsas, em 27 de janeiro de 2021, decorreu do fechamento de fronteiras e da suspensão das atividades presenciais em instituições do exterior em razão da pandemia de COVID-19, comprometendo os objetivos da pesquisa. Agora, com o avanço da vacinação em diversos países, muitas instituições voltaram a autorizar o ingresso de bolsistas brasileiros.

"A FAPESP considera que a realização de estágios de pesquisa no exterior, é uma importante etapa para a formação de pesquisadores, e constituiu um dos pilares de sua política de internacionalização. Desta forma, quando as medidas sanitárias permitem segurança para os bolsistas, conseguimos apoiar a retomada destas atividades”, disse Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP.

As regras de bolsas BEPE e BPE não foram alteradas e, na submissão de propostas, deverão ser observados os requisitos normativos da linha de fomento.

Solicitações de BEPE e BPE canceladas

As solicitações de reativação das bolsas BEPE e BPE canceladas em razão da pandemia, devem ser encaminhadas pelo bolsista na forma de Solicitação de Reconsideração, incluindo, no campo “Outros Documentos” da aba “Documentos” da proposta SAGe, os documentos listados em https://fapesp.br/14972.

Novas solicitações de BEPE

As novas solicitações devem incluir o plano de atividades a ser realizado no exterior, a identificação do supervisor do estágio, da instituição e do grupo de pesquisa em que será realizado o estágio, informações sobre o desempenho do bolsista até o momento da solicitação da BEPE e sobre a inserção orgânica do estágio no contexto do desenvolvimento do projeto de pesquisa relativo à bolsa no país, bem como os benefícios que o estágio no exterior trará para o grupo de pesquisa paulista em que o bolsista desenvolve seu projeto de pesquisa. As normas da BEPE e os documentos necessários para a solicitação estão acessíveis em https://fapesp.br/bolsas/bepe.

Novas solicitações de BPE

As novas solicitações devem incluir o projeto de pesquisa a ser realizado no exterior, o histórico de pesquisa do candidato, a identificação da instituição e do grupo de pesquisa em que se realizará o estágio e os benefícios do estágio para o grupo de pesquisa paulista no qual o candidato atua. As normas da BPE e os documentos necessários para a solicitação estão acessíveis em https://fapesp.br/bolsas/bpe.


Página atualizada em 24/06/2021 - Publicada em 24/06/2021