Notícias

Documentação científica

Documentação científica

18 de dezembro de 2003

Um sistema automatizado de informação em ciência, tecnologia e inovação, voltado para a busca, obtenção, organização, armazenagem e disponibilidade de dados sobre documentos convencionais e eletrônicos. É o que estará disponível à comunidade científica em 2004, com a implantação do Centro de Documentação e Informação (CDi) da FAPESP.

O CDi, que tem como coordenadora operacional Rosaly Fávero Krzyzanowski, ex-diretora técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo e do Programa Biblioteca Eletrônica (ProBE), contará com bases de dados cujo acesso será feito por meio de uma biblioteca virtual de informação científica e tecnológica, que se encontra em implementação. A implantação será gradativa e os serviços estarão reunidos no portal da FAPESP.

Três bases de dados referenciais integrarão a Biblioteca Virtual do CDi da FAPESP. "Teses FAPESP" incluirá as teses realizadas com apoio financeiro da Fundação, com links para os textos completos das mesmas, quando essas integrarem os programas de teses digitais nas instituições de defesa. "Memória FAPESP" promoverá o acesso às publicações editadas pela Fundação, sobre ela ou por ela financiadas, e "Informações Documentais" reunirá documentos em C&T de apoio às atividades da Fundação.

Além dessas bases de dados referenciais, a Biblioteca Virtual conterá ainda alguns diretórios: "Pesquisadores FAPESP", com integração à Plataforma Lattes para acesso aos dados curriculares; "Projetos de Pesquisa", que terá dados referenciais sobre os projetos de pesquisa apoiados pela Fundação; "Notícias e Eventos", relacionados à Fundação; e “Links”, abrangendo sites selecionados de interesse da comunidade técnico-científica.

A Biblioteca Virtual do CDI da FAPESP estará integrada também a outros veículos informativos da Fundação, como a Agência FAPESP e a revista Pesquisa FAPESP.

Indicadores

A integração ocorrerá ainda com outras bases da Fundação, previstas para acesso via web também em 2004, como o Sistema de Informação sobre Indicadores em C&T, importante ferramenta de planejamento e atendimento das necessidades de informação de seus parceiros e usuários.

Esse serviço, sob a responsabilidade de Regina Gusmão, permitirá o acesso a um sistema integrado de bancos de dados relativos a: fontes primárias nacionais e internacionais de dados em C&T (instituições e programas); fontes documentais sobre indicadores em C&T; e séries estatísticas e indicadores de C&T para São Paulo e Brasil, além de algumas comparações internacionais.

Um dos produtos desse trabalho é a publicação bienal Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo, que contém uma série de capítulos de indicadores de insumos, produtos e de impacto da pesquisa e desenvolvimento em São Paulo e no Brasil. Essa série tem como objetivo promover periodicamente estudos para identificar campos que devam receber prioridade de fomento.

O projeto do Centro de Documentação e Informação da FAPESP se encontra em desenvolvimento em parceria com o Centro Latinoamericano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas/OMS).



Página atualizada em 18/12/2003 - Publicada em 18/12/2003