Notícias

FAPESP e NSF lançam chamada Biodiversity on a Changing Planet

Serão selecionados projetos que abordem grandes desafios na ciência da biodiversidade em um contexto sem precedentes nas mudanças ambientais globais

A FAPESP e a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, anunciam o lançamento da chamada de propostas Biodiversity on a Changing Planet (BoCP) 2022.

As crescentes taxas de perda de espécies requerem novos conhecimentos sobre como a diversidade funcional dos organismos interage e responde às mudanças ambientais. O programa busca uma abordagem abrangente e integrativa para a compreensão da biodiversidade planetária em uma perspectiva funcional.

Propostas bem-sucedidas testarão hipóteses sobre a biodiversidade funcional em um planeta em mudança, integrando perspectivas celulares, orgânicas, ecológicas, evolutivas, geológicas e/ou paleontológicas. A Chamada FAPESP/NSF Biodiversity on a Changing Planet receberá propostas nas áreas temáticas indicadas em www.nsf.gov/pubs/2022/nsf22508/nsf22508.htm (item II).

As propostas devem ser submetidas para uma das duas linhas de pesquisa: Concepção (Design Track) ou Implementação (Implementation Track). Na linha de Concepção, a FAPESP se compromete a financiar até cinco auxílios na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. Já na linha de Implementação a FAPESP financiará até três auxílios nas modalidades Temático ou Jovem Pesquisador. O valor total disponibilizado pela FAPESP para a chamada é de R$ 15,5 milhões.

O projeto de pesquisa deverá ser concebido e escrito em conjunto pelos proponentes do estado de São Paulo e pelos pesquisadores que buscam financiamento da NSF.

A chamada também é apoiada pelas agências de fomento à pesquisa da China (NSFC) e da África do Sul (NRF), que podem submeter projetos bilaterais com a NSF, embora não sejam vedadas outras colaborações internacionais.

A chamada de propostas está disponível em fapesp.br/15179.

O prazo para submissão da pré-proposta para verificação da elegibilidade (somente à FAPESP, via SAGe) termina em 4 de março de 2022. A data limite para submissão de propostas completas à FAPESP e no portal da NSF é 30 de março de 2022. As propostas deverão ser redigidas em inglês.


Página atualizada em 22/12/2021 - Publicada em 08/11/2021