Notícias

FAPESP organiza premiação científica

FAPESP organiza premiação científica Serão distribuá­dos mais de R$ 800 mil em seis categorias. Concorrentes deverão ser indicados pelas universidades (foto: Miguel Boyayan)

Por Kárin Fusaro - Agência FAPESP


A FAPESP assinou um convênio com a Fundação Conrado Wessel, instituição filantrópica que distribui prêmios em diversas áreas do conhecimento. Com o objetivo de incentivar a produção cultural e científica no país, a partir deste ano a FAPESP participará da organização do Prêmio Fundação Conrado Wessel.

A Fundação auxiliará ainda na avaliação dos candidatos e no julgamento dos trabalhos indicados. "A parceria com a FAPESP assegura respeitabilidade ao prêmio, além do alto nível dos participantes", disse José Moscogliatto Caricatti, diretor financeiro da Fundação Conrado Wessel, à Agência FAPESP.

A indicação dos candidatos será feita por 42 universidades brasileiras, que poderão escolher trabalhos pessoais, grupos ou instituições que tenham desenvolvido projetos de relevância dentro de sua área de estudo. O prêmio não aceita inscrições de concorrentes, apenas poderão participar os indicados pelas universidades.

O prêmio tem seis categorias: Ciência Aplicada ao Campo; Ciência Aplicada ao Mar; Ciência Aplicada ao Meio Ambiente; Ciência Geral; Medicina; e Literatura.

"Os prêmios, para os feitos científicos e tecnológicos, são também atores importantes da dinâmica da evolução da espiral da cultura científica", disse Carlos Vogt, presidente da FAPESP. Segundo Vogt, as premiações "são instituições que, como outras, desempenham um papel fundamental no processo de motivação da sociedade para o conhecimento".

Além da FAPESP, a comissão julgadora dos trabalhos terá representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Academia Brasileira de Letras (ABL), e dos ministérios da Cultura, Educação, Saúde, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, além do Comando da Marinha e da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca.

As universidades têm até o dia 5 de março para indicar os concorrentes. Os prêmios, que somam mais de R$ 800 mil, serão entregues no dia 20 de maio, data em que a Fundação Conrado Wessel comemora dez anos de existência. O pagamento será feito com parte do rendimento do patrimônio da fundação.

A instituição filantrópica foi criada de acordo com o testamento de Ubaldo Conrado Wessel, argentino de origem alemã que se radicou no Brasil no início do século 20. Fotógrafo e químico, Wessel inventou o primeiro papel fotográfico brasileiro, que tomou o lugar dos importados no mercado nacional em meados da década de 1920. Durante vinte e cinco anos Wessel dirigiu a Fábrica de Papel Fotográfico Kodak-Wessel. Ele morreu, aos 102 anos, em 24 de maio de 1993.

Para ler o texto completo do convênio da FAPESP com a Fundação Conrado Wessel, clique aqui.


 


Página atualizada em 05/02/2009 - Publicada em 02/02/2004