Notícias

CEPID tem novo site

FAPESP lança site com informações sobre os 17 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão, além de notícias com resultados de pesquisas e oportunidades de bolsas

A FAPESP lançou um novo site (cepid.fapesp.br) para o programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), voltado ao apoio a pesquisas de longo prazo para o avanço do conhecimento.

O site reúne informações sobre os 17 centros que integram o programa e desenvolvem estudos em temas que incluem: alimentos e nutrição; vidros e cerâmica; materiais funcionais; neurociência e neurotecnologia; doenças inflamatórias; biodiversidade e descoberta de novas drogas; toxinas, resposta imune e sinalização celular; neuromatemática; ciências matemáticas aplicadas à indústria; obesidade e doenças associadas; terapia celular; estudos metropolitanos; genoma humano e células-tronco; engenharia computacional; processos oxidantes e antioxidantes em biomedicina; violência; e óptica, biofotônica e física atômica e molecular.

O site, em português e inglês, tem páginas para cada um dos centros, com notícias de resultados de pesquisas publicadas pela Agência FAPESP e reunidas no novo site. Tem também oportunidades de bolsas oferecidas pelos CEPIDs.

Outra novidade são links para as páginas de cada CEPID na Biblioteca Virtual da FAPESP, que apresentam links para publicações científicas, notícias e projetos de pesquisa conduzidos em cada centro.

O novo site tem ainda links para milhares de notícias sobre os CEPIDs publicadas em veículos de diversos países e reunidas no site FAPESP Na Mídia.

"Os CEDIDs modernizaram as atividades de pesquisa no estado de São Paulo em alguns aspectos muito importantes, principalmente em relação aos impactos. Seus resultados de pesquisa têm maior integração e visibilidade internacional, com resultados em inovação e difusão para engajamento da sociedade. O novo site permite explorar de maneira mais ágil todos esses resultados", disse Roberto Marcondes Cesar, coordenador do programa CEPID.

O programa CEPID foi iniciado pela FAPESP em 2000, com suporte a 11 Centros de pesquisa de 2001 até 2013. Em 2011, foi anunciada uma segunda chamada de propostas, que deu origem aos 17 CEPIDs atualmente apoiados. Em 2021, a FAPESP anunciou um calendário de chamadas anuais para a contratação dos novos Centros

O site do programa CEPID está disponível em: cepid.fapesp.br



Página atualizada em 20/03/2022 - Publicada em 20/03/2022