Eventos

Webinário FAPESP Mudanças Climáticas

Novo Relatório do IPCC WGIII-AR6: Implicações para o Brasil e o Planeta


Na semana do lançamento mundial das contribuições do Grupo de Trabalho 3 para o Sexto Relatório de Avaliação pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) – Mitigação das Mudanças Climáticas –, o Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas traz, em evento on-line, autores do relatório para divulgação dos principais resultados e uma análise sobre as perspectivas que o novo documento traz sobre as mudanças climáticas no planeta e no Brasil.

Abertura
Luiz Eugênio Mello, Diretor Científico da FAPESP
Paulo Artaxo, Programa FAPESP Mudanças Climáticas

Moderador

Gilberto Jannuzzi, Programa FAPESP Mudanças Climáticas

Convidados

Mercedes Bustamante, Universidade de Brasília (UnB)
Suzana Kahn, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Roberto Schaeffer, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

INSCRIÇÕES


Apoio:

Envie sua pergunta para mcg-webinario@fapesp.br

As perguntas serão respondidas durante o evento.

Não haverá emissão de certificados/declaração de presença para os eventos transmitidos on-line.

Para entender o IPCC, seus Relatórios e Grupos de Trabalhos

Desde sua criação, em 1988, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), produziu cinco grandes relatórios e alguns outros documentos complementares, como relatórios suplementares, especiais e guias . Composto, atualmente, por 195 países inscritos, entre eles o Brasil, recebe a contribuição voluntária de cientistas de todo o mundo como autores, contribuidores e revisores. Dentre as conclusões apresentadas nos seus diversos documentos, destaca-se a emissão dos gases de efeito estufa pelas atividades humanas, em especial a emissão de gás carbônico, como sendo a principal causa do aquecimento global.
“Estima-se que as atividades humanas tenham causado cerca de 1,0°C de aquecimento global acima dos níveis pré-industriais, com uma variação provável de 0,8°C a 1,2°C. É provável que o aquecimento global atinja 1,5°C entre 2030 e 2052, caso continue a aumentar no ritmo atual.” (fonte: https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2019/07/SPM-Portuguese-version.pdf).

São três os Grupos de Trabalhos que auxiliam na elaboração dos relatórios do IPCC. O “Grupo de Trabalho I” (https://www.ipcc.ch/report/ar5/wg1/), responsável pela base física e científica da mudança do clima; o “Grupo de Trabalho II” (https://www.ipcc.ch/working-group/wg2/) pelo impacto da mudança do clima, adaptação e vulnerabilidade; e o “Grupo de Trabalho III” (https://www.ipcc.ch/working-group/wg3/) que analisa a mitigação das mudanças climáticas.


Página atualizada em 08/04/2022 - Publicada em 29/03/2022