Chamadas de Propostas

Chamada de Propostas Conjuntas FAPESP - Plataforma Científica Pasteur-USP (SPPU) English version


Data de lançamento da Chamada: 11 de maio de 2022
Data limite de submissão da proposta: 1º de julho de 2022
Divulgação da proposta selecionada: 31 de janeiro de 2023
Início do projeto: Março de 2023
Modalidade de Apoio FAPESP: Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador
Duração máxima do projeto: 48 meses, com a possibilidade de prorrogação de 12 meses
Submissão: Para a FAPESP via SAGe
Contato na FAPESP: pasteur-usp@fapesp.br
Contato na SPPU: pasteur-usp@sppu.com.br
Anúncio da Chamada no Pasteur: https://www.pasteur.fr/en/international/international-calls/4-year-research-group-within-scientific-platform-pasteur-university-sao-paulo



1. Introdução

Esta Chamada internacional é aberta para candidatura de jovens pesquisadores/as das ciências da vida para liderar um grupo de pesquisa de quatro anos ("G4") dentro da Plataforma Científica Pasteur-USP, sediada na Universidade de São Paulo, Brasil.

Esta Chamada é anunciada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, o Institut Pasteur e Universidade de São Paulo – USP, como resultado do Acordo de Cooperação assinado em dezembro de 2021.

2. Temas de Pesquisa

Propostas de pesquisa em ciências da vida podem ser submetidas a esta Chamada e devem abordar especificamente as prioridades programáticas da Plataforma Científica Pasteur-USP, conforme disposto em https://sppu.com.br/en/uploads/uploads//1648211456-strategysitesppu-1.pdf .

3. Critérios de elegibilidade

Para ser elegível para submeter uma proposta nesta Chamada, o candidato deve:

a) Cumprir os critérios de elegibilidade do Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador da FAPESP, especificados em www.fapesp.br/jp;

b) Ter entre 5 a 8 anos de experiência de pós-doutorado em laboratórios classificados internacionalmente;

c) Ser fluente em inglês;

d) Não ter um cargo permanente em uma unidade do Institut Pasteur, FIOCRUZ ou USP.

4. Características das Propostas

a) Os candidatos devem seguir as regras e diretrizes para apresentação de propostas para Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador (www.fapesp.br/jp);

b) O projeto de pesquisa deve ser escrito em inglês;

c) Adequação do Projeto aos objetivos de pesquisa da Plataforma definidos pelo Institut Pasteur e USP, conforme documento publicado em https://sppu.com.br/en/uploads/uploads//1648211456-strategysitesppu-1.pdf.

4.1 Duração do Auxílio

a) A duração do projeto proposto deve ser de 48 meses. A duração pode ser estendida até 12 meses, quando solicitado no final do terceiro ano e dependendo de uma revisão de mérito bem-sucedida.

b) Durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa, espera-se que o Jovem Pesquisador se candidate às oportunidades de contratação permanente em posições abertas na instituição sede no estado de São Paulo (posição de titularidade).

c) Após a conclusão do projeto, caso o Jovem Pesquisador obtenha um cargo permanente em uma universidade ou instituição de pesquisa no estado de São Paulo, ele poderá continuar suas atividades de pesquisa através da solicitação de financiamento nas linhas regulares da FAPESP.

4.2. Apoio oferecido pela FAPESP:

a) Itens permitidos pela FAPESP conforme descrito no item 8 das normas do Auxílio Jovem Pesquisador ( www.fapesp.br/jp);

b) Bolsa Jovem Pesquisador, a ser paga até a duração do Auxílio ou até que o Pesquisador obtenha um cargo permanente na instituição sede no estado de São Paulo, Brasil. A bolsa pode durar até 24 meses com possibilidade de prorrogação por 24 meses e uma última prorrogação por 12 meses, sempre dependendo de avaliação de mérito bem-sucedida. O valor mensal da Bolsa está disponível em www.fapesp.br/3162.

c) Excepcionalmente para esta Chamada é permitido solicitar uma bolsa de Pós-Doutorado (PD) para um candidato a ser selecionado pelo Jovem Pesquisador. As normas da FAPESP para Bolsas para Pós-Doutorado, conforme descrito em www.fapesp.br/270, devem ser observadas.

4.3. Apoio oferecido pelo Institut Pasteur:

a) O Institut Pasteur alocará um montante máximo de cinquenta mil euros (50.000€) por ano para o G4 durante o período de duração do G4. Os fundos alocados devem ser utilizados para cobrir as seguintes despesas:

- custos de equipe, correspondentes a 30% a 50% do montante total por ano de viagens e missões dos membros científicos do G4 (participação em workshops e reuniões),

- custos operacionais, e

- equipamentos.

Custos de gerenciamento NÃO são elegíveis.

5. Submissão

a) O prazo para submissão de propostas é 1 de julho de 2022. Submissões tardias não serão analisadas.

b) A proposta deve ser submetida através da plataforma SAGe. Todos os documentos exigidos pela plataforma SAGe devem ser anexados. As propostas sem documentos obrigatórios serão devolvidas sem revisão. O caminho específico para esta Chamada é: Nova Proposta Inicial > + Outras Linhas de Fomento > + Acordos de Cooperação > + Plataforma Científica Pasteur-USP > + Projeto de Pesquisa - Jovens Pesquisadores > + Chamada de Propostas (2022).

c) Além dos documentos normais exigidos para as propostas de Auxílio Jovem Pesquisador, os seguintes itens devem ser apresentados:

- Uma planilha orçamentária referente aos 200 mil euros solicitados ao Institut Pasteur (https://www.pasteur.fr/en/file/42938/download);

- Um breve resumo das realizações científicas anteriores e como elas contribuem para a proposta atual;

- Uma lista completa de publicações;

- 2-3 cartas de recomendação, por pesquisadores não afiliados à SPPU.

NOTA INCLUÍDA EM 23/06/2022: Os candidatos devem em contato com a SPPU (pasteur-usp@sppu.com.br) para obter a descrição do parque de equipamento e a versão assinada da Manifestação do Dirigente e Anexo II. Os modelos para preenchimento estão disponíveis na seção ‘Documentos’ e são obrigatórios para submissão da proposta na plataforma SAGe.

6. Cronograma

Anúncio da chamada: 09 de maio 2022

Data limite para submissão: 1o de julho de 2022

Anúncio do resultado: 31 de janeiro de 2023

Início do projeto selecionado: Março de 2023

7. Critérios de avaliação e seleção

7.1 Procedimentos

O processo de análise terá duas fases, Elegibilidade e Análise de Mérito, e será baseado nos procedimentos usados para o Auxílio Jovem Pesquisador da FAPESP, conforme seção 12 das suas normas - www.fapesp.br/jp.

7.2 Critérios de avaliação

7.2.1 Além dos procedimentos utilizados para o Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador, a análise de mérito dos candidatos a Líder G4 considerará:

- Qualidade da carreira científica, com base em registros de publicações anteriores;

- Reconhecimento na área do candidato;

- Capacidade de obter financiamento para seus projetos anteriores;

- Capacidade de gerenciar e treinar cientistas juniores;

- Disposição para participar do fortalecimento da Rede Pasteur.

7.2.2 Além dos procedimentos utilizados para o Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador, a análise de mérito do Projeto de Pesquisa G4 considerará:

- Qualidade, originalidade e viabilidade do projeto proposto;

- Projeto inovador e ambicioso sobre doenças emergentes, ou reemergentes, tropicais ou negligenciadas dentro dos tópicos prioritários de pesquisa da Plataforma Científica Pasteur – USP, conforme definido pelo Institut Pasteur e USP;

- Valor agregado à SPPU;

- Contribuição à prioridade de saúde para a região Brasileira;

- Capacidade de iniciar nova cooperação estratégica com instituições de pesquisa a nível local, regional e internacional.

7.3 Decisão Final

a) As melhores três a cinco (3 a 5) propostas classificadas serão submetidas ao Comitê Gestor para a seleção final de um único candidato.

b) Tanto a Universidade de São Paulo quanto os membros do Comitê Diretivo do Institut Pasteur terão a oportunidade de pedir uma avaliação das candidaturas selecionadas a especialistas internacionais ad hoc e compartilhar suas impressões durante a reunião decisória.

c) O Comitê Gestor será composto pelos seguintes membros:

- O Diretor do Departamento de Assuntos Internacionais do Institut Pasteur;

- Um membro do Departamento de Assuntos Internacionais do Institut Pasteur;

- O Presidente do Escritório de Cooperação Internacional da USP (AUCANI);

- O Reitor de Pesquisas da USP;

- Um representante da Diretoria Científica da FAPESP.

8. Termos de Acordo

Uma vez selecionado o Líder G4, a USP e o Institut Pasteur estabelecerão um acordo de criação do G4 com o Líder selecionado. Este acordo especificará o funcionamento e as condições de operação do programa G4 liderado pelo Líder do G4. Tal acordo deverá estabelecer, em particular, disposições relativas ao escopo do programa de pesquisa do G4, direitos e obrigações do Líder do G4, questões financeiras, responsabilidade e seguros, propriedade e exploração dos direitos de propriedade intelectual sobre as atividades/resultados do G4, monitoramento do projeto colaborativo dentro do G4, comunicação e publicações, confidencialidade, assim como a divulgação dos resultados.

9. Informações de contato

Perguntas relacionadas a esta Chamada devem ser direcionadas:

a) FAPESP: Virginia Sanches Subiñas – pasteur-usp@fapesp.br

b) Plataforma Científica Pasteur-USP: Luis Carlos S. Ferreira e Paola Minoprio – pasteur-usp@sppu.com.br