Chamadas em Colaboração

PROPASP (Programa de Pesquisa Alemanha - São Paulo): Chamada de Propostas 2022 English version

FAPESP e DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico)


Sumário

Prazo de recebimento de propostas:

09 de maio a 06 de junho de 2022

Anúncio dos resultados:

03 de novembro de 2022

Modalidade de Apoio:

Mobilidade de pesquisadores e bolsistas

Duração máxima do projeto:

2 anos

Elegibilidade:

Pesquisadores com Auxílio à Pesquisa vigente na FAPESP

Submissão:

A proposta colaborativa deve ser submetida pelo pesquisador na Alemanha ao DAAD e pelo pesquisador de São Paulo à FAPESP

Contatos:

FAPESP: Alexandre Roccatto – chamada-daad-propasp@fapesp.br
DAAD: Thomas Römpke – roempke@daad.de


Disponibilizada em www.daad.de/ppp e fapesp.br/acordos-daad

A FAPESP e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) publicam esta Chamada de Propostas para o intercâmbio de pesquisadores, pós-doutorandos, mestrandos e doutorandos.

Esta Chamada é lançada no âmbito do Acordo de Colaboração de Pesquisa assinado pelas duas instituições em 21 de novembro de 2018.

1. Critérios de elegibilidade:

1.1. Para o DAAD: A proposta deve ser submetida por um líder de projeto na Alemanha e a equipe deve incluir acadêmicos em início de carreira, de universidades, universidades de ciências aplicadas e instituições de pesquisa alemãs.

a) São elegíveis para as atividades de intercâmbio o Pesquisador Responsável e pesquisadores associados, incluindo pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação, mestrado ou doutorado diretamente envolvidos nas atividades da pesquisa proposta.

1.2. Para a FAPESP: Nesta Chamada são elegíveis para submeter propostas Pesquisadores Responsáveis por Auxílios à Pesquisa FAPESP vigentes, nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular (exceto projetos de mobilidade, como SPRINT), Projeto Temático, ou nos programas Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes (JP), Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), Centro de Pesquisa em Engenharia/Aplicada (CPE/CPA), Programa de Melhoria do Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP) e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

Pesquisadores Principais de Projeto Temático, CEPID, CPE/CPA e PITE vigentes também são elegíveis para a submissão de propostas.

a) A FAPESP aceitará submissões vinculadas a propostas de Auxílio à Pesquisa que estejam em análise de mérito. Entretanto, a concessão é condicionada à proposta vinculada ter sido aprovada na época em que as propostas de mobilidade desta Chamada forem selecionadas. Caso a proposta vinculada ainda esteja em análise ou não tenha sido aprovada, a proposta submetida a esta Chamada será cancelada.

b) Para as atividades de intercâmbio no âmbito da presente Chamada são elegíveis os membros da equipe do Auxílio à Pesquisa vinculado, vigente ou em análise, desde que previamente definidos neste como:

(i) Pesquisadores Responsáveis ou Principais;

(ii) Pesquisadores Associados vinculados a Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa no estado de São Paulo;

(iii) Bolsistas de pós-doutorado, doutorado ou doutorado direto com Bolsa FAPESP vigente durante a missão de intercâmbio planejada;

(iv) Bolsistas de pós-doutorado ou doutorandos financiados por outra agência, caso orientados pelo Pesquisador Responsável ou Principal do Auxílio vigente e mediante apresentação de excelente histórico acadêmico.

2. Áreas do conhecimento

Esta Chamada de Propostas permite propostas de pesquisa em todas as áreas do conhecimento.

3. Duração dos projetos de mobilidade

Cada proposta poderá ser apoiada por dois (2) anos iniciais com a possibilidade de estender o financiamento por até dois (2) anos adicionais, após a submissão de uma proposta complementar através de um nova Chamada de Propostas a ser eventualmente lançada pela FAPESP e DAAD – resultando em uma potencial situação de financiamento por um total máximo de quatro (4) anos.

4. Cronograma

Anúncio da Chamada de Propostas

9 de maio de 2022

Data limite para submissão das propostas no DAAD e na FAPESP

6 de junho de 2022

Divulgação das propostas selecionadas

3 de novembro, 2022

Início dos projetos

Janeiro de 2023

5. Financiamento

5.1 A FAPESP financiará a equipe de São Paulo até o equivalente a €16.000,00 por ano por proposta e o DAAD poderá financiar a equipe alemã até €16.000,00 por ano por proposta, para cobrir despesas de mobilidade relacionadas à pesquisa. Aplicam-se as condições da Cláusula 4 do Anexo 1 do Acordo de Colaboração e Pesquisa celebrado entre as agências (www.fapesp.br/en/5397).

5.2 A duração das missões de pesquisa para pesquisadores e pós-doutorandos é de até 30 dias e de 50 dias para doutorandos e (no caso do DAAD) mestrandos.

5.3. Para as propostas selecionadas, a FAPESP providenciará recursos para passagens aéreas em classe econômica (www.fapesp.br/5835 item 3.4.1), Seguro Viagem (www.fapesp.br/2921) e diárias (www.fapesp.br/12042).

a) Os recursos deverão ser utilizados em atividades como intercâmbio de pesquisadores, visitas para planejamento de pesquisa, workshops internacionais e atividades iniciais de coleta de dados.

b) A Chamada tem orçamento pré-definido. Portanto, não serão analisadas solicitações posteriores de alteração de orçamento.

c) É de responsabilidade do Outorgado verificar junto ao Serviço Consular competente a necessidade de obtenção do visto específico, assim como obtê-lo. É também de responsabilidade do Outorgado verificar que não haja restrições às viagens internacionais a partir do Brasil, que já tenham sido normalizadas as atividades presenciais nas instituições do exterior e que não seja necessária quarentena no país em que se pretende realizar o estágio.

5.4. O DAAD irá provisionar os projetos selecionados com o total de despesas necessárias para as missões de pesquisa relacionadas ao projeto para os seus respectivos participantes. Este recurso deverá cobrir todas as despesas relacionadas à mobilidade e estadia dos participantes.

5.5. O número exato de propostas concedidas dependerá do número de propostas meritórias e da disponibilidade de recursos.

5.6. Através desta Chamada não serão financiados custos básicos de pesquisa, como pessoal, consumo, serviços de terceiros ou equipamentos, por nenhum dos lados, mas estes devem ser garantidos pelos proponentes. Propostas que se baseiam somente em estudos e treinamentos não serão financiadas.

5.7. As propostas devem atender ao princípio da reciprocidade no que diz respeito às qualificações acadêmicas daqueles que participarão das atividades de intercâmbio.

6. Características das propostas:

6.1. A proposta deve ser submetida em inglês e compreender um único projeto de pesquisa concebido conjuntamente entre o pesquisador responsável para o DAAD e o pesquisador responsável para a FAPESP e respectivas equipes.

6.2. O Projeto de Pesquisa deve incluir:

a) Descrição fundamentada das atividades de intercâmbio previstas, ressaltando a sua relevância. A proposta deve indicar claramente a forma como as atividades de intercâmbio irão contribuir para o projeto de pesquisa vigente apoiado pela FAPESP e para a pesquisa que está sendo realizada pelo pesquisador parceiro no exterior.

b) Cronograma detalhado das missões a serem realizadas pela equipe de São Paulo na Instituição Parceira no exterior e pela equipe parceira na Instituição em São Paulo.

c) Resultados esperados para as atividades planejadas.

d) Descrição da contribuição de cada candidato para a missão, evidenciando sua qualificação para a realização das atividades previstas.

e) Ações previstas que potencializarão o impacto do intercâmbio na Instituição Parceira e na Instituição Sede no estado de São Paulo, por meio, por exemplo, de seminários, cursos de curta duração etc.

f) Descrição de como os pesquisadores responsáveis em São Paulo e na Instituição Parceira pretendem preparar um projeto de pesquisa conjunto, resultante das atividades de intercâmbio desenvolvidas a partir da proposta apresentada nesta Chamada, a ser submetido para agências de financiamento de pesquisa acessíveis nas suas regiões, a fim de criar uma colaboração de médio-longo prazo (até uma página).

6.3. Devem ser apresentadas as Súmulas Curriculares dos pesquisadores responsáveis nos dois lados (DAAD e FAPESP) e dos candidatos às missões de intercâmbio para a respectiva agência.

7. Critérios de análise e seleção

7.1. Propostas que não aderirem aos termos desta Chamada são serão habilitadas para análise.

7.2. O DAAD e a FAPESP irão avaliar as propostas conforme seus próprios procedimentos.

7.3. Somente propostas selecionadas conjuntamente por DAAD e FAPESP serão financiadas.

7.4. Para a FAPESP as atividades de intercâmbio a ser desenvolvidas pelos pesquisadores de São Paulo precisam ser tematicamente relacionadas ao Auxílio vigente financiado pela FAPESP (item 1.2).

a) As propostas serão pré-qualificadas e, posteriormente, analisadas por meio de processo competitivo que avaliará o mérito e a relevância da proposta, a relação com o Auxílio vigente apoiado pela FAPESP, o potencial da proposta para alavancar novas oportunidades de financiamento e os objetivos da instituição parceira.

8. Submissão da proposta ao DAAD

8.1. Proponentes junto ao DAAD devem preencher os formulários disponibilizados no link abaixo e submeter a proposta do portal do DAAD (https://portal.daad.de):

(https://www2.daad.de/hochschulen/ausschreibungen/projekte/de/11342-foerderprogramme-finden/?s=1&projektid=57557379)

8.2. As propostas no DAAD devem aderir às regras para proponentes alemães e todos os formulários e documentos precisam ser submetidos via Portal do DAAD até a data limite (item 4).

8.3. Para ser contemplados, os proponentes alemães devem assegurar de que seus colaboradores em São Paulo também submeterão uma proposta com o mesmo título e conteúdo à FAPESP, até a data limite para submissão (item 4).

8.4. O Projeto de Pesquisa, como detalhado no item 6.2, precisa ser idêntico em conteúdo para ambas submissões (DAAD e FAPESP).

8.5. Os formulários podem ser submetidos eletronicamente. Submissões tardias não serão aceitas para análise.

9. Submissão da proposta à FAPESP

9.1. Proponentes do estado de São Paulo deverão submeter a proposta conjunta exclusivamente através da plataforma SAGe (www.fapesp.br/sage) até a data limite de submissão (item 4), anexando os documentos e formulários necessários.

9.2. O caminho específico para esta oportunidade é: Nova Proposta Inicial + Outras Linhas de Fomento > + Acordos de Cooperação > + DAAD - Auxílio à Pesquisa - Regular [confirmar] > Chamada de Propostas (2022).

9.3. IMPORTANTE: O pesquisador responsável na Alemanha precisa ser nomeado como membro da equipe e confirmar sua participação no SAGe, após acessar o sistema com sua própria identidade e senha. Para isso, o pesquisador responsável na Alemanha precisa estar registrado no sistema SAGe.

Para registrar-se no SAGe deve-se acessar a sua versão em inglês (clicando a bandeira do Reino Unido em www.fapesp.br/sage) e escolher a opção “Not Registered?”. Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios e devem ser preenchidos. A seguir, é necessário finalizar a operação. Com a finalização, o SAGe enviará um e-mail. É necessário seguir o link oferecido neste e-mail para concluir o processo de registro. Completado o registro, é necessário acessar a proposta (no menu “Propostas” > “Propostas de que participo”) e aceitar a participação na mesma.

10. Resultado da Chamada

Os resultados serão anunciados pela FAPESP (www.fapesp.br) e pelo DAAD (https://portal.daad.de) em seus portais e por comunicação direta aos respectivos pesquisadores responsáveis.

11. Contratação das propostas selecionadas

As propostas selecionadas estarão sujeitas às condições determinadas pelas cartas de concessão e Termo de Outorga.

12. Cancelamento

A FAPESP ou o DAAD podem cancelar o apoio financeiro se durante o prazo de concessão ocorrer um fato de gravidade suficiente para justificar o cancelamento, a critério do Comitê Gestor, sem prejuízo de outras providências cabíveis

13. Contatos

FAPESP

Alexandre Roccatto
E-Mail: chamada-daad-propasp@fapesp.br
Propostas devem ser submetidas via www.fapesp.br/sage

DAAD

Thomas Römpke
Tel.: +49 228 882-369
E-Mail: roempke@daad.de
Propostas devem ser submetidas via https://portal.daad.de

14. Ferramenta de auxílio para criação de parcerias

FAPESP:

A Biblioteca Virtual (www.bv.fapesp.br/en/) contempla uma base de dados histórica com Auxílios e Bolsas concedidos. Através dela é possível buscar informações como títulos e resumos além dos nomes dos pesquisadores envolvidos e suas instituições. A Biblioteca Virtual oferece uma ferramenta que permite enviar uma mensagem ao pesquisador de interesse.


Página atualizada em 10/05/2022 - Publicada em 06/05/2022