Equipamentos

Chamadas Equipamentos Multiusuários 2022: Dúvidas frequentes

1. Diferentes pesquisadores, membros da equipe de um mesmo projeto (temático, CEPID, CPE etc) podem apoiar propostas de EMUs diferentes?
R: Não há restrição. Pesquisadores principais de um mesmo projeto podem apoiar diferentes propostas EMU como Pesquisadores Associados. Entretanto, a análise levará em conta a importância de cada equipamento solicitado para o Projeto Associado e o apoio de um mesmo projeto pode ter pesos diferentes para diferentes equipamentos.

2. Um pesquisador com grande experiência no equipamento, mas que não tem projetos vigentes com a FAPESP, pode participar do Comitê Gestor proposto para um EMU?
R: Sim, o Comitê Gestor deve ser escolhido de forma a garantir o melhor funcionamento possível do equipamento. Do mesmo modo, podem participar do Comitê de Usuários pesquisadores que não tenham projetos vigentes com a FAPESP, mas que representem os potenciais usuários do equipamento. Para as propostas submetidas nesta Chamada, pela abrangência esperada, é esperado que o Comitê de Usuários tenha membros de diferentes Instituições.

3. Pertenço a uma grande Instituição que tem pesquisadores com diferentes projetos de grande porte tanto científicos quanto tecnológicos/de missão dirigida, como os listados na chamada. Portanto, meus colegas poderiam submeter propostas dentro da Chamada para EMUs científicos e tecnológicos. Como são pesquisadores de diferentes Unidades desta Instituição, seria possível para mim e outros colegas encaminhar propostas para os dois Editais desta chamada?
R: Não. Cada Instituição deve definir para qual Chamada seu perfil mais se adequa. Como cada proposta deve ser encaminhada com aprovação do Reitor, Diretor de Instituto ou equivalente, esta duplicidade de submissões de pesquisadores de uma mesma Instituição para diferentes Chamadas não será permitida. Atenção que esta restrição não se aplica para a Chamada referente a Coleções e Museus.

4. Equipamentos computacionais (HPC, clusters, para armazenamento de dados etc) podem ser solicitados nas Chamadas de EMUs científicos e tecnológicos?
R: A FAPESP está preparando uma Chamada específica para Centros de grande porte de Computação de Alto Desempenho, que será lançada em breve e que deve atender os usuários do estado de São Paulo. Assim, se houver submissão de algum equipamento deste tipo dentro da Chamada EMU 2022, deve ficar muito bem justificada a necessidade de um equipamento específico considerando a infraestrutura de HPC já existente e o investimento que será feito nesta chamada específica.

5. Na Chamada para Equipamentos Multiusuários para uso tecnológico e inovação é mencionado no item 3 “ Esta Chamada destina-se preferencialmente para as instituições de pesquisa de missão dirigida do Estado de São Paulo”. Gostaria de saber qual a definição de "Instituições de Pesquisa de missão dirigida".
R: Cabe às Instituições avaliar em qual das Chamadas, Uso Científico ou Uso Tecnológico e Inovação, seu perfil se adequa melhor, lembrando que cada Instituição só pode submeter propostas para uma destas duas Chamadas.

6. É possível solicitar mais de um equipamento proposta?
R: Um conjunto de equipamentos operando com propósito único poderá ser considerado, desde que devidamente justificado. Solicitações de pequena monta, que possam ser atendidas por Auxílios das modalidades regulares da FAPESP, não se enquadram no Programa EMU, assim como não se enquadram orçamentos que possam ser fracionados em quantias ao alcance de tais Auxílios. Serão consideradas prioritárias solicitações para aquisição de equipamentos ainda não disponíveis no estado de São Paulo.

7. Na Chamada para Equipamentos Multiusuários para Uso Científico – 2022, item 3.1.1. c) Ser Pesquisador Responsável ou Pesquisador Principal de Auxílio FAPESP em uma das seguintes modalidades: Projeto Temático, CEPID, CPE, CPA, Jovem Pesquisador 1 e 2, NPOP, PDIP, CCD ou PITE - gostaria de saber se o Pesquisador Responsável precisa ter projeto vigente no momento da solicitação.
R: É necessário atender ao disposto nas Chamadas quanto aos requisitos do Pesquisador Responsável, de ter um projeto vigente. Entretanto, a FAPESP poderá analisar situações excepcionais referentes a auxílios, nas modalidades citadas no item 3.1.1 das Chamadas, cuja vigência tenha sido concluída recentemente, considerando a data limite para submissão das propostas EMU.

8. Um mesmo Auxílio Temático pode ser utilizado pelo Pesquisador Responsável e pelos Pesquisadores Principais para apoiar diferentes propostas de EMU diferentes?
R: Um Auxílio Temático pode ser utilizado para apoiar diferentes propostas EMU, desde que através de diferentes PR ou PP deste projeto - uma mesma pessoa não pode participar de mais de uma proposta EMU.

9. É possível que a FAPESP considere um projeto multiusuário cujo valor extrapole R$ 15 milhões?
R: Equipamentos Multiusuário com valores fora desta faixa poderão ser considerados, como casos excepcionais, desde que a proposta contenha justificativa circunstanciada.

10. Uma mesma Instituição poderá enviar projetos e concorrer para as três chamadas de EMUs ou existe alguma restrição?
R: Uma mesma Instituição poderá enviar propostas EMU para a Chamada EMU Científico (1) OU para a Chamada EMU Tecnológico (2). Não há restrição quanto ao envio, por uma mesma Instituição, de propostas, por exemplo, na Chamada 1 ou 2 e também na Chamada para Acervos e Museus (3).

11. No caso da USP, é necessária assinatura do Reitor? Ou pode ser a assinatura do Diretor do Instituto sede (por exemplo, o Diretor do Instituto de Química)?
R: Nas três Chamadas é necessária a aprovação da proposta pelo Reitor, Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade e do Diretor do Instituto ou equivalente.

12. Será possível que solicitações de atualização de EMUs, já financiados pela FAPESP, possam ser contemplados nesta chamada?
R: Não, as Chamadas apoiam a aquisição de equipamentos novos, de valor elevado que não podem, ordinariamente, ser adquiridos em Auxílios das modalidades regulares concedidas pela FAPESP, como Auxílio à Pesquisa Regular, Temático, Jovem Pesquisador, Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE), Centro de Pesquisa Avançada (CPA), Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e outros.

13. Quem já é pesquisador responsável de um EMU vigente pode submeter nova proposta?
R: Sim, não há restrições, desde que os demais requisitos da Chamada sejam atendidos.

14. Não haverá tempo hábil para aprovação do Plano de Gestão e Compartilhamento do EMU pela Congregação da minha Unidade até o prazo para submissão das propostas, como devo proceder?
R: A proposta poderá ser submetida com a aprovação ad referendum do Plano de Gestão e Compartilhamento do EMU pelo Diretor ou equivalente. Esta aprovação deverá ser aprovada pela Congregação e submetida com os documentos para aquisição do EMU, caso a proposta seja aprovada.

15. Para que nossa proposta possa ser viabilizada, precisaríamos adquirir equipamentos ou serviços que não estão mencionados explicitamente na Chamada para Centros Depositários e Acervos. Como saber se estes itens são financiáveis?
R: Equipamentos e serviços indispensáveis para a realização do projeto, que não estejam explicitamente mencionados como não-financiáveis nesta Chamada, podem ser solicitados, em caráter excepcional, desde que estejam devidamente justificados. A aprovação, contudo, dependerá de uma apreciação de mérito, não sendo possível definir antes da submissão se serão ou não aprovados.

16. Considerando que um Hospital Universitário ou uma Unidade de Saúde, com autonomia administrativa, poderão submeter propostas em Chamadas diferentes daquela na qual a Universidades a qual estão vinculados irá submeter?
R: Hospitais Universitários ou Unidades de Saúde, com vínculos ou sem vínculos com a Secretaria Estadual de Saúde, poderão escolher entre solicitar equipamento tipo multiusuário pela Chamada para Equipamentos Multiusuários para Uso Tecnológico e em Inovação – 2022 ou pela Chamada para Equipamentos Multiusuários para Uso Científico – 2022. Entretanto, cada Hospital ou Unidade de Saúde poderá submeter ou participar de proposta em apenas uma destas duas Chamadas EMU.


Página atualizada em 08/08/2022 - Publicada em 18/07/2022