Coordenações

Marcelo Nalin English version

Marcelo Nalin

Coordenação de Área - Química

Concluiu o bacharelado (1995) em Química e o mestrado (1998) em Química Inorgânica, ambos no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Araraquara. O doutorado foi realizado em cotutela, em Química Inorgânica, no Instituto de Química da Unesp em Araraquara e na Universidade de Rennes 1, na França (2002).

Realizou atividades de pós-doutoramento na Université Paris XI na França (2003), no Instituto de Física “Gleb Wataghin” da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2007), foi Jovem Pesquisador da FAPESP no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da UNESP em Bauru (2009) e na Univerisité de Bordeaux na França (2020). Foi Professor adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos (2009-2013).

É professor Livre Docente associado MS-5.3 no Departamento de Química Analítica, Físico-Química e Inorgânica do Instituto de Química da UNESP em Araraquara.

Os seus interesses de pesquisa são o estudo de novas composições vítreas e vitrocerâmicas com aplicações em fotônica, incluindo o desenvolvimento de processos de síntese, caracterização de novos materiais luminescentes, magneto-ópticos e de nanopartículas.

É membro do comitê técnico da Comissão Internacional de Vidros (TC-20 ICG). Revisor de periódicos de mais de 20 jornais internacionais, parecerista de agências internacionais de fomento ANR (França) e NSF (EUA). É consultor do MCTI e CNPq.


Página atualizada em 05/09/2022 - Publicada em 05/09/2022