Coordenações

Emmanuel Dias-Neto English version

Emmanuel Dias-Neto

Coordenação de Área - Saúde (Saúde I)

Graduou-se em Ciências Biológicas (1990), com bacharelado em Parasitologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguido de Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) (1993), e doutorado em Bioquímica e Imunologia pela UFMG (1997), com estágios no Japão (Tsukuba) e Inglaterra (Londres e York).

Entre 1996 e 1997, foi Tecnologista Pleno pela Fiocruz, se desligando para pós-doutorado no Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer (ILPC-São Paulo), entre 1997 e 1999. Durante esse período participou ativamente da coordenação do projeto genoma de Xylella fastidiosa, e do Human Cancer Genome Project (Ludwig/Fapesp).

Após seu pós-doutorado foi contratado como pesquisador do ILPC, onde permaneceu até 2002, quando iniciou pesquisas na área de genômica em doenças neuropsiquiátricas no Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP). Entre 2006 e 2010 atuou como Professor Visitante no MD Anderson Cancer Center (Houston, Estados Unidos) na fusão de phage display e NGS e na área de descoberta e desenvolvimento de drogas. Retornou ao Brasil a seguir, a convite do Professor Ricardo Brentani, para criar o Laboratório de Genômica Médica no Centro de Pesquisas do Hospital AC Camargo, que coordena desde 2010.

Sua área de pesquisa é a genômica em oncologia, incluindo metagenômica, análise de perfis mutacionais e perfis de expressão gênica em tumores diversos, com maior ênfase em câncer gástrico. Possui inúmeras colaborações com grupos nacionais e internacionais. É o coordenador para a América Latina do consórcio MetaSub (voltado para microbiota ambiental e desenvolvimento de protocolos analíticos - www.metasub.org) e coordena o grupo VOGAS (busca compostos voláteis para o diagnóstico do câncer) no Brasil.

Atuou como assessor da CAPES na área de Medicina 1, na avaliação do quadriênio 2017-2020. Atua como revisor de diversos comitês no Reino Unido, incluindo Wellcome Trust, MRC, BBSRC, EPSRC e é College Member do Global Challenges Research Fund, UKRI, além de diversos órgãos de fomento na Argentina, Uruguai, Bélgica, França, Suiça e Estados Unidos. É membro do corpo editorial de 14 periódicos e pesquisador 1C do CNPq.


Página atualizada em 06/09/2022 - Publicada em 06/09/2022