Notícias

Soluções em transporte sustentável serão apoiadas

FAPESP lança chamada do BIOEN para estimular a pesquisa em bioenergia que contribua com soluções eficientes para o transporte de longa distância


O Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) anuncia uma chamada de propostas para estimular a pesquisa em bioenergia que contribua com soluções eficientes para o transporte sustentável de longa distância.

As abordagens devem considerar o contexto local brasileiro e contribuir para a redução de emissões por quilômetro rodado e para o aumento da fração renovável da matriz de transporte usando biomassa.

Serão selecionadas pesquisas que contribuam para: viabilizar a implementação de tecnologias em desenvolvimento; reforçar a capacidade instalada; estimular a formação de novos grupos; e ampliar estudos de soluções aplicáveis em contextos internacionais similares ao brasileiro.

Os projetos deverão contribuir com resultados que possam auxiliar nos objetivos do BIOEN em sua parceria com o Programa de Colaboração em Tecnologia de Bioenergia da Agência Internacional de Energia (IEA).

As áreas prioritárias da chamada são: Tecnologias em desenvolvimento; Tecnologias inovadoras; Tecnologias indiretas; e Aspectos transversais.

As modalidades de apoio da chamada são os auxílios à pesquisa Temático, Regular, Jovem Pesquisador e PITE.

O apoio financeiro da FAPESP para o total das propostas selecionadas na chamada é de R$ 20 milhões.

As propostas deverão ser submetidas pelo SAGe até 24 de fevereiro de 2023.

A chamada está publicada em: https://fapesp.br/15675.


Página atualizada em 23/09/2022 - Publicada em 23/09/2022