Notícias

FAPESP e Instituto Jô Clemente prorrogam prazos de chamada 

Submissão da pré-proposta pode ser feita até 30 de janeiro de 2023. Chamada apoiará até quatro projetos de inovação em políticas públicas para pessoas com deficiência e sobre doenças lisossomais

A FAPESP e o Instituto Jô Clemente – IJC (antiga Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo) prorrogaram os prazos da chamada de propostas lançada em julho para expandir os conhecimentos atuais nas áreas de doenças raras e deficiência intelectual.

A nova chamada, terceira no âmbito do acordo de cooperação entre as duas instituições, tem o objetivo de ampliar a base de conhecimentos no país sobre a deficiência intelectual e as Doenças da Triagem Neonatal Ampliada.

O prazo para submissão da pré-proposta foi ampliado para 30 de janeiro de 2023. Os candidatos passarão por uma pré-seleção que terá por base os critérios de elegibilidade para a modalidade Jovem Pesquisador e uma verificação pelo Instituto Jô Clemente quanto ao alinhamento dos projetos à área temática da chamada.

Os pré-selecionados serão então convidados a fazer a submissão do projeto de pesquisa completo, seguindo a documentação solicitada no SAGe, até a data limite de 30 de abril de 2023.

A chamada estabelece duas áreas para elaboração das propostas de pesquisa. A primeira refere-se ao desenvolvimento de produtos e/ou processos inovadores que possam subsidiar políticas públicas baseadas em evidências voltadas às pessoas com deficiência intelectual no estado de São Paulo. Propostas devem criar soluções técnico-científicas que ofereçam um panorama das condições de saúde, educação, assistência social, vulnerabilidade social e garantias de direitos relativas a esta população, por meio de levantamentos epidemiológicos, coleta de dados primários e diagnósticos.

A segunda área envolve pesquisas em doenças lisossomais, incluindo levantamento epidemiológico e monitoramento de eficácia referentes às condições e custos de tratamento, com foco em gestores de saúde pública; estudo de investigação de patogenicidade de variantes genéticas em casos não elucidados; investigação para elucidação da expressividade variável em grupos específicos de doenças lisossomais, utilizando técnicas de sequenciamento de nova geração (NGS); e desenvolvimento de teste in-house para mucopolissacaridoses.

A chamada selecionará até quatro projetos de pesquisa. Os dados obtidos como resultado da pesquisa financiada no âmbito desta chamada serão de propriedade do Instituto Jô Clemente.

A FAPESP apoiará projetos por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador, que financia por até 60 meses projetos liderados por jovens pesquisadores com trajetória de excelência em pesquisa e experiência bem-sucedida após o doutoramento em grupo de pesquisa fora do Brasil e internacionalmente competitivo, por pelo menos dois anos.

A chamada está disponível no link: fapesp.br/15574.


Página atualizada em 24/10/2022 - Publicada em 24/10/2022