Portarias, editais e comunicados

Comunicado aos bolsistas a respeito do ITCMD

Em face de mensagens recebidas pelos bolsistas FAPESP, enviadas pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, alertando sobre a necessidade de adoção de eventuais providências relativas ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, o Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP informa que a Procuradoria Jurídica da Fundação encaminhou consulta à Procuradoria Geral do Estado para que se reconheça em parecer daquela Instituição a não incidência do ITCMD sobre o recebimento de bolsas pagas por agências de fomento, equiparadas a doação apenas para efeito de aplicação de isenção do Imposto sobre a Renda.

A propósito, esclareça-se que não há a necessidade de serem enviadas respostas à SEFAZ, como está claro nas próprias mensagens enviadas, devendo os interessados aguardar os desdobramentos relativos à mencionada consulta, cuja resposta (parecer) será amplamente divulgada em momento oportuno.

Página atualizada em 20/12/2022 - Publicada em 19/12/2022