Notícias

FAPESP lança chamada BIOTA Transformação

Fundação destinará até R$ 6 milhões para apoio às propostas selecionadas que possam expandir o conhecimento transdisciplinar sobre o papel da biodiversidade


A FAPESP anuncia o lançamento da Chamada de Propostas BIOTA-FAPESP: Transformação – Promovendo Transições para Sustentabilidade.

A chamada ocorre no âmbito do plano estratégico de programa BIOTA 2030, idealizado com o objetivo de inovar e transformar o Programa de Pesquisa em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA) para lidar com os desafios da atualidade, fortalecendo a integração do conhecimento com a sociedade no estímulo de abordagens transdisciplinares.

A produção colaborativa de conhecimento em biodiversidade, ancorada nas discussões atuais sobre ciência da transformação, é uma premissa fundamental para atingir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas, tendo como meta principal o alcance das diferentes dimensões da sustentabilidade, como a saúde e bem-estar, redução de pobreza e segurança alimentar, hídrica e climática para todas as pessoas em todos os lugares.

O objetivo da chamada BIOTA-FAPESP: Transformação é apoiar projetos de pesquisa que se ancoram em processos de coprodução para expandir o conhecimento transdisciplinar sobre o papel da biodiversidade como elemento central da transição para a sustentabilidade dos sistemas socioecológicos.

As modalidades de apoio envolvidas na chamada são Auxílio à Pesquisa – Regular e Bolsas. O apoio financeiro total da FAPESP às propostas selecionadas tem limite total de R$ 6 milhões.

Antes de submeter a proposta de pesquisa no SAGe, o pesquisador interessado no estado de São Paulo deve consultar a FAPESP a fim de obter uma carta de elegibilidade FAPESP. As consultas de elegibilidade e a pré-proposta devem ser enviadas para até 15 de maio de 2023.

Mais informações estão disponíveis na chamada em: https://fapesp.br/15908/


Página atualizada em 06/03/2023 - Publicada em 06/03/2023