Convênios e acordos de cooperação
New Frontiers in Research Fund English version
A Iniciativa Conjunta Internacional para Pesquisa em Adaptação e Mitigação de Mudanças Climáticas de 2023 é uma colaboração entre financiadores de pesquisa do Brasil, Canadá, Alemanha, Noruega, África do Sul, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos que busca alavancar a experiência internacional para enfrentar os desafios globais causados pelas mudanças climáticas. A mudança climática foi reconhecida como a ameaça mais importante para o futuro bem-estar e prosperidade do nosso planeta e de todos os que o habitam.
A FAPESP e o New Frontiers in Research Fund (NFRF) firmaram um Memorando de Entendimento para participação na Iniciativa Internacional de Pesquisa em Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas (IIRCC). A NFRF é administrado pelo Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanidades (SSHRC), uma agência de fomento à pesquisa do Canadá.
A IIRCC foi criada para promover pesquisas interdisciplinares, internacionais, de alto risco/alta recompensa, transformadoras e de resposta rápida para mitigação e adaptação voltadas para as comunidades, em pelo menos dois dos oito principais riscos representativos das mudanças climáticas, delimitados no Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Além da FAPESP, também participam da IIRCC: Fundação Alemã de Pesquisa (DFG), Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NSF), Conselho de Pesquisa da Noruega (RCN), Fundação Nacional de Ciências da Suíça (SNSF), Pesquisa e Inovação do Reino Unido (UKRI), The Wellcome Trust (UK) e a Fundação Nacional de Pesquisa (NRF), da África do Sul.
Memorando de entendimento: Com vigência entre 1º de dezembro de 2022 e 30 de setembro de 2028.
Chamadas de propostas:
- Chamada IIRCC 2023: publicada pela FAPESP | publicada pela NFRF | Propostas selecionadas