Notícias

Chamada com fundação sul-africana seleciona propostas em Ciências Sociais e Humanidades English version

Oportunidade apoia a realização de seminários no estado de São Paulo ou na África do Sul visando à formação de colaborações com poder de impactar políticas públicas

A FAPESP lança, em conjunto com a National Research Foundation (NRF), da África do Sul, uma chamada de propostas para a organização de Seminários Científicos Internacionais (ISS) em Ciências Sociais e Humanidades.

O objetivo é incentivar a formação de redes de colaboração em pesquisa entre as comunidades cientificas de São Paulo e da África do Sul e fomentar o desenvolvimento de parcerias novas e duradouras.

Esta é a sexta oportunidade para colaboração em pesquisa que FAPESP e NRF promovem juntas, desde a assinatura, em 2015, do acordo de cooperação entre as instituições.

As propostas devem ser elaboradas conjuntamente entre um pesquisador responsável vinculado a instituição de pesquisa ou ensino superior do estado de São Paulo e outro filiado a instituição sul-africana. FAPESP e NRF vão financiar conjuntamente a organização de reuniões científicas com no máximo US$ 30 mil por proposta.

Os seminários podem ter até 3 dias de duração e devem ser realizados presencialmente em alguma localidade no país africano ou no estado brasileiro, no período entre novembro de 2023 e outubro de 2024. O número de participantes convidados para os seminários não deve exceder 20 participantes (até 5 do país visitante e até 15 do país anfitrião), sendo que todos os participantes devem ter concluído o doutorado até o momento da submissão da proposta.

Categorias e áreas

A chamada receberá propostas em duas categorias: uma voltada a Pesquisadores Estabelecidos e outra para Pesquisadores em Início de Carreira.

A primeira deve ser baseada em projeto colaborativo já existente com objetivos claramente definidos e abordagens inovadoras, com relevância e potencial de impacto além do mundo acadêmico, como nos domínios social, técnico, econômico ou cultural. Pesquisadores Estabelecidos podem enviar propostas em qualquer disciplina ou área multidisciplinar dentro das Ciências Sociais e Humanidades.

Já o segundo tipo não exige que os proponentes já tenham um projeto de pesquisa conjunto, mas sim uma estrutura conceitual delineando um possível projeto conjunto que seja claro e que possa ser submetido a um Auxílio à Pesquisa após os seminários. Para esta categoria a chamada aceitará propostas em qualquer uma das seguintes áreas: “Raça, gênero e desigualdades sociais”; “Democracia e Cidadania na África do Sul e no Brasil”; “Violência social, crime, policiamento e segurança pública”; ou “Espaço, lugar, ambiente construído e identidade em municípios, assentamentos ilegais e favelas”.

Espera-se que as propostas selecionadas ajudem a fomentar o estabelecimento de comunidades de prática (CoP), na qual pesquisadores paulistas e sul-africanos poderão produzir e compartilhar resultados de pesquisa orientados para soluções, traduzindo-os em resultados tangíveis capazes de influenciar a atuação de formuladores de políticas e demais partes interessadas, a fim de promover o coprojeto e coprodução de tais políticas.

A data-limite para submissões é 31 de julho de 2023. Cada pesquisador responsável deve enviar a proposta à agência de fomento de seu território. Na FAPESP, submissões serão aceitas exclusivamente por meio do SAGe. As propostas devem indicar claramente quanto do auxílio é solicitado à NRF e quanto à FAPESP.

A chamada está disponível em fapesp.br/16057.