Chamadas em Colaboração

Chamada de Propostas Conjuntas: National Research Foundation (NRF), da África do Sul, e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) 2023


Sumário

Lançamento da Chamada:

26 de abril de 2023

Data limite de submissão:

31 de julho de 2023

Início dos projetos:

Entre novembro de 2023 e outubro de 2024

Modalidade de Fomento:

Auxílio à Organização de Reunião Científica

Elegibilidade:

Pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Superior e Pesquisa no estado de São Paulo e da África do Sul

Submissão:

Para a FAPESP via SAGE e para o NRF via https://nrfconnect.nrf.ac.za

Contato na FAPESP:

Chamada-nrf-sa@fapesp.br

Contato na NRF:

T.Phahlamohlaka@risa.nrf.ac.za
SM.Dlamini@risa.nrf.ac.za


1. Introdução

A Fundação Nacional de Pesquisa (NRF) da África do Sul e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) renovaram sua cooperação bilateral, em abril de 2023, ao firmar um novo Acordo de Colaboração Científica para apoiar atividades científicas colaborativas entre pesquisadores sul-africanos e pesquisadores do estado de São Paulo.

2. Objetivo e Estrutura dos Seminários Científicos Internacionais (ISS)

Esta Chamada Conjunta visa a organização, na área de Ciências Sociais e Humanidades, de Seminários Científicos Internacionais (ISS) para reunir grupos de Pesquisadores em Início de Carreira (ECR) e Pesquisadores Estabelecidos (ER) da África do Sul e do estado de São Paulo, para fins de discussão científica, e para promover a colaboração e a transferência de conhecimento, incentivando a interação dentro da comunidade de pesquisa mais ampla.

Serão financiados dois tipos de Auxílio à Organização de Reunião Científica:

I - Auxílio à Organização de Seminário Científico Internacional para Pesquisadores Estabelecidos (ER-ISS)

Para Pesquisadores Estabelecidos (ER), que deverão demonstrar experiência relevante em seu campo de conhecimento, com publicações, colaborações internacionais e supervisões. As propostas ER-ISS devem basear-se num projeto colaborativo já existente com objetivos claramente definidos e abordagens inovadoras, com relevância e potencial de impacto além do mundo acadêmico, como nos domínios social, técnico, econômico ou cultural.

II - Auxílio à Organização de Seminário Científico Internacional para Pesquisadores em Início de Carreira (ECR-ISS)

Para pesquisadores em início de carreira (ECR), que não precisarão ter um projeto de pesquisa conjunto já existente, mas sim uma estrutura conceitual delineando um possível projeto conjunto que seja claro e que possa ser submetido a um Auxílio à Pesquisa após os seminários.

Mais detalhes sobre a elegibilidade de pesquisadores no item 5.

Todos os seminários devem demonstrar uma estratégia clara para uma colaboração de longo prazo para a continuação de uma pesquisa conjunta.

Os seminários podem ter até 3 dias de duração e devem ser realizados presencialmente na África do Sul ou no estado de São Paulo, no Brasil. Os pesquisadores responsáveis pelas propostas selecionadas serão responsáveis por todos os aspectos de organização e entrega do conteúdo científico dos seminários, inclusive encontrar um local adequado e acomodação para todos os participantes.

O número de participantes convidados para os seminários (entre sul-africanos e brasileiros) não deve exceder 20 participantes (até 5 do país visitante e até 15 do país anfitrião).

Um dos resultados esperados deste programa é fomentar o estabelecimento de comunidades de prática (CoP) nas áreas de Ciências Sociais e Humanidades, abrangendo a África do Sul e o estado de São Paulo. Estas CoPs servirão como alianças baseadas em pesquisa, onde os pesquisadores poderão colaborar para compartilhar conhecimentos e experiências provenientes de seus projetos de pesquisa, produzir resultados de pesquisa orientados para soluções, com a intenção de traduzir resultados de pesquisa em resultados tangíveis e influenciar políticas e práticas, e envolver formuladores de políticas, profissionais e outras partes interessadas para coprojetar e coproduzir esses resultados de pesquisa.

Portanto, o programa de cada seminário deve incluir uma sessão sobre os principais pré-requisitos para o estabelecimento da respectiva comunidade de prática. Os resultados dessas sessões serão revisados e usados como insumo pela NRF e pela FAPESP no desenvolvimento dos próximos passos desta parceria.

3. Áreas Temáticas Elegíveis

Serão considerados para esta Chamada apenas propostas submetidas no âmbito das Ciências Sociais e Humanidades.

- Auxílio à Organização para ER-ISS:

Poderão ser submetidas propostas em qualquer disciplina ou área multidisciplinar dentro das Ciências Sociais e Humanidades.

- Auxílio à Organização para ECR-ISS:

As propostas deverão ser apresentadas nas seguintes áreas:

• Raça, gênero e desigualdades sociais;
• Democracia e Cidadania na África do Sul e no Brasil;
• Violência social, crime, policiamento e segurança pública; ou
• Espaço, lugar, ambiente construído e identidade em municípios, assentamentos ilegais e favelas.

4. Duração do Auxílio à Organização

A duração dos seminários será de, no máximo, 3 dias e deverão ser realizados entre novembro de 2023 e outubro de 2024.

A duração da vigência proposta para o Auxílio deve abranger o tempo necessário para a preparação da reunião e sua realização.

5. Elegibilidade dos Pesquisadores

Cada proposta deverá conter um pesquisador responsável estabelecido na África do Sul e um pesquisador responsável estabelecido no estado de São Paulo, sendo responsáveis pela organização e coordenação do seminário, bem como pela entrega oportuna de relatórios científicos e financeiros à NRF e à FAPESP. Os seguintes critérios de elegibilidade também se aplicam:

5.1. Critérios Gerais de Submissão:

• As propostas devem ser redigidas, em conjunto, em inglês;

• Os recursos não podem ser usados para tradução simultânea;

• Todos os participantes (sul-africanos e do estado de São Paulo) convidados para os seminários devem ter concluído o doutorado até o momento da submissão da proposta;

• O objetivo dos seminários é iniciar e incentivar o networking científico reunindo pequenos grupos de pesquisadores da África do Sul e do estado de São Paulo para desenvolver novas e duradouras parcerias. Estes seminários não pretendem ser um fórum para apresentação de trabalhos;

• O número de participantes convidados para os seminários pode variar, mas não deve exceder 20 participantes (até 5 do país visitante e até 15 do país anfitrião);

• A duração dos seminários deve ser de, no máximo, 3 dias;

• Todos os seminários devem ser realizados entre novembro de 2023 e outubro de 2024;

• Os seminários devem consistir em um programa estruturado cobrindo todos os tópicos que os pesquisadores desejem abordar. Também poderá ser alocado tempo no final dos seminários para discutir como levar adiante as colaborações;

• É permitida a submissão de apenas uma proposta por pesquisador responsável;

• Tanto a NRF quanto a FAPESP seguem uma política de igualdade de oportunidades. Espera-se que os pesquisadores responsáveis se esforcem para alcançar um equilíbrio igualitário e garantir que nenhum participante seja excluído devido a deficiência, raça, etnia, gênero, crença religiosa ou orientação sexual.

5.2. Critérios de elegibilidade da NRF para candidatos baseados na África do Sul:

• Esta Chamada está aberta para pesquisadores residentes na África do Sul e afiliados a uma instituição reconhecida de ensino superior ou pesquisa, como uma universidade, universidade de tecnologia, conselho científico, museu ou outras instituições de pesquisa, conforme declarado pelo Departamento de Ciência e Inovação;

• Os pesquisadores responsáveis e todos os participantes sul-africanos convidados devem ser doutores;

• Pesquisadores sediados em instituições de ensino superior particulares não podem submeter propostas;

• Pesquisadores de PMEs, empresas/indústrias privadas e ONGs não podem atuar como pesquisadores responsáveis, mas podem participar dos seminários e deverão arcar com seus próprios custos de participação. Os auxílios da NRF não podem ser usados para apoiar esses pesquisadores;

• Os candidatos sul-africanos devem garantir um equilíbrio entre participantes de instituições de pesquisa tradicionais e instituições de pesquisa sem tradição consolidada.

5.3. Critérios de elegibilidade da FAPESP para pesquisadores responsáveis baseados no estado de São Paulo:

O financiamento da FAPESP se dará através da modalidade Auxílio à Organização de Reunião Científica e seguirá todas as normas relativas, adicionando-se os critérios a seguir:

• Os pesquisadores responsáveis pelo ECR-ISS e ER-ISS devem ser vinculados a uma instituição de ensino superior ou pesquisa do estado de São Paulo;

• Espera-se que os pesquisadores responsáveis pelo ECR-ISS tenham publicado em periódicos revisados por pares e demonstrem experiência de pesquisa independente;

• Os pesquisadores responsáveis por proposta de Auxílio à Organização ER-ISS devem ser ou ter sido pesquisadores responsáveis ou pesquisadores principais de projetos de pesquisa financiados pela FAPESP dentro de pelo menos uma das seguintes modalidades de Auxílio: Auxílio à Pesquisa Projeto Temático, Auxílio à Pesquisa Regular, Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador (JP), Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), Auxílio a Pesquisa - Projeto Inicial (Pi), Centros de Pesquisa em Engenharia (CPA/CPE) ou Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

6. Regulamento

Por favor, verificar as normas e regulamentos específicos da NRF e FAPESP (www.fapesp.br/normaspc) para calcular os custos. Os Auxílios da FAPESP devem seguir as diretrizes e requisitos disponíveis em https://fapesp.br/auxilios/organizacao.

6.1. Itens financiáveis nesta Chamada:

• Passagens aéreas internacionais (passagem econômica) para até 5 pesquisadores;

• Transporte intermunicipal para os participantes (por exemplo, na África do Sul ou no estado de São Paulo);

• Diárias para todos os participantes externos por até 4 noites;

• Suporte organizacional, por exemplo, equipamento audiovisual, publicação de programas, etc.

O Auxílio NÃO cobrirá taxas de conferência, custos departamentais, custos de excesso de bagagem e despesas relacionadas à acompanhantes de dependentes ou contribuições para salários. Este Auxílio NÃO deve ser usado para financiar grandes conferências científicas internacionais que envolvam a participação de outros países ou outros participantes que NÃO tenham sido nomeados na submissão.

6.2. Acordo de divisão de custos:

O custo do Auxílio à Organização será dividido entre a NRF e a FAPESP, como observado nas tabelas a seguir.

Se o seminário for na África do Sul, os custos são divididos da seguinte forma:

NRF custeia

FAPESP custeia

Despesas de deslocamento interno para participantes (passagem de trem ou voo interno, táxi de e para o local da reunião)

Passagens aéreas internacionais para participantes do estado de São Paulo (até 5 participantes)

Custo organizacional, incluindo aluguel de equipamentos audiovisuais, publicação de programas, livretos, etc.

Hospedagem local para participantes da África do Sul fora da província em que o seminário está sendo realizado (até 4 noites)

Diária para participantes do estado de São Paulo (até 4 noites para no máximo 5 participantes)

Uma diária para cada dia de seminário para os participantes sul-africanos.

Se a reunião for em São Paulo, os custos são divididos da seguinte forma:

FAPESP custeia

NRF custeia

Despesas de deslocamento interno para participantes (passagem de trem ou voo interno, táxi de e para o local da reunião)

Passagens aéreas internacionais para participantes da África do Sul (até 5 participantes)

Custo organizacional, incluindo aluguel de equipamentos audiovisuais, publicação de programas e livro de resumos.

Diária local para participantes de São Paulo de fora da cidade em que o seminário está sendo realizado (até 4 noites)

Hospedagem para participantes da África do Sul (até 4 noites para no máximo 5 participantes)

Uma diária para cada dia de seminário.

6.3. Valor do Auxílio Organização:

O valor do Auxílio será dividido entre a NRF e a FAPESP e não poderá exceder US$ 30.000 no total por proposta. Os pesquisadores responsáveis devem indicar claramente quanto do Auxílio é solicitado à NRF e quanto à FAPESP.

7. Submissão

As submissões devem ser realizadas tanto à NRF quanto à FAPESP; aquelas que não tenham sido submetidas a ambas as agências de financiamento não serão consideradas para análise e financiamento. É permitida a submissão de apenas uma proposta por pesquisador responsável. As propostas que não cumpram os termos desta Chamada não serão elegíveis.

O processo de seleção da Chamada é altamente competitivo e a submissão não garante o financiamento. A avaliação das propostas deve ter avaliações positivas tanto da NRF quanto da FAPESP para seleção, que não se responsabilizam pela não submissão, administração ou avaliação da proposta no país parceiro.

7.1. Submissão à NRF para pesquisadores sul-africanos:

As propostas devem ser submetidas através do link: https://nrfconnect.nrf.ac.za. Por favor, use o 'Guia Geral de Submissão 2023' para obter assistência sobre as etapas a seguir ao submeter propostas de pesquisa internacionais. O link para o guia pode ser acessado aqui: https://www.nrf.ac.za/nrf-call-for-proposals-for-funding-in-2023-and-2024/.

7.2. Submissão à FAPESP para pesquisadores do estado de São Paulo:

As submissões devem ser realizadas através do sistema SAGe (https://sage.fapesp.br/SAGe_WEB/jsp/loginAdm.jsp).

Os caminhos específicos para esta Chamada no SAGe são:

Nova Proposta Inicial > + Outras Linhas de Fomento > + Acordos de Cooperação > + NRF – National Science Foundation of South Africa > + NRF - Auxílio à Organização de Reunião - ECR > + Chamada de Propostas (2023).

Nova Proposta Inicial > + Outras Linhas de Fomento > + Acordos de Cooperação > + NRF – National Science Foundation of South Africa > + NRF - Auxílio à Organização de Reunião - ER > + Chamada de Propostas (2023).

IMPORTANTE: o pesquisador responsável da África do Sul deve estar cadastrado no sistema SAGe. Isso pode ser feito acessando o SAGe em inglês e escolhendo a opção “Not registered?” O pesquisador deve preencher todos os campos obrigatórios, indicados com um asterisco (*). Após concluir o cadastro, o pesquisador responsável da África do Sul poderá ser indicado como membro do projeto de pesquisa e, em seguida, deve confirmar sua participação na proposta no SAGe.

Mais instruções para os candidatos do estado de São Paulo estão disponíveis nos Manuais de Apoio aos Pesquisadores, que podem ser acessados no link “Manuais” dentro do próprio SAGe.

8. Anexos

Entre outros documentos exigidos pela FAPESP, listados na aba “Documentos” da proposta no SAGe, será necessário anexar os seguintes documentos:

• Currículos de todos os pesquisadores participantes;

• Orçamentos solicitados à NRF e à FAPESP;

• Um programa preliminar de no máximo 3 dias para realização do seminário.

A não apresentação dos documentos obrigatórios acarretará no não enquadramento da proposta.

9. Revisão e seleção de propostas

Todas as propostas passarão por uma análise de elegibilidade antes de ser avaliadas por revisão por pares. A primeira etapa será realizada independentemente por cada agência financiadora.

Os principais critérios para a avaliação das propostas são:

• Qualidade da ciência delineada na proposta;

• Potencial do seminário para promover discussões que resultarão em futuras colaborações entre pesquisadores da África do Sul e do estado de São Paulo.

A consideração principal será:

• O histórico de pesquisa dos pesquisadores responsáveis sul-africanos e do estado de São Paulo;

• A excelência dos pesquisadores responsáveis na área de pesquisa proposta;

• A excelência dos participantes do seminário e sua área de especialização;

• A qualidade da proposta.

Consulte o Anexo 1 para obter as descrições dos critérios de revisão da NRF (apenas em inglês).

Na segunda etapa, as duas agências financiadoras compararão suas recomendações e determinarão em conjunto quais (e quantas) propostas serão recomendadas para financiamento.

10. Resultados esperados

As propostas devem incluir detalhes do que é esperado como resultado dos seminários e como será planejado desenvolver novas parcerias e colaborações de pesquisa conjunta, mediante a submissão, após a realização do seminário, de um relatório à NRF e à FAPESP.

11. Prazo de submissão

As submissões para à NRF e à FAPESP devem ser feitas até 31 de julho de 2023 (África do Sul: 23h59 SAST/ Estado de São Paulo: 18h59 UTC -3). As propostas recebidas após esta data não serão consideradas. Nem a NRF e nem a FAPESP se responsabilizam por propostas não recebidas. Os pesquisadores responsáveis são aconselhados a garantir a submissão de suas propostas por suas contrapartes no país parceiro.

12. Contatos

NRF, África do Sul

Para questões relacionadas com a Chamada

Para questões técnicas e relacionadas ao auxílio

Mr Teuns Phahlamohlaka

Professional Officer: Overseas Collaborative Grants

Knowledge Advancement and Support (KAS)

Tel: +27 12 481 4385

Email: T.Phahlamohlaka@risa.nrf.ac.za

Mr Stephen Dlamini

Professional Officer: Grants Management and Systems Administration (GMSA)

Tel: +27 12 481 4037

Email: SM.Dlamini@risa.nrf.ac.za

FAPESP

Para questões relacionadas com a Chamada

Meritxell Zurita Turk

Gestora de Parcerias

Chamada-nrf-sa@fapesp.br

Anexo I – Descrição dos critérios de revisão da NRF

1

Track record of Applicant

(30%)

Institutional support (20%)

- Did the applicants include letters of support from the hosting institutions?

- Do the letters of support clearly state endorsement from the host institution and provide additional information on how they are going to assist/support the scientific seminar?

- Is the infrastructure/equipment available to support the scientific seminar clearly listed/mentioned?

Scientific seminars are co-organised with relevant international partners (10%)

- Is there evidence that the scientific seminar is co-organised with relevant international partners?

2

National and Global Relevance

(30%)

The theme for the scientific seminars are aligned to the themes prioritised for this call (5%)

- Is the theme of the seminar aligned with the priorities of this call?

- Is there any additional/convincing justification provided for hosting the seminar?

Nature and importance of the seminar in the field(s) within which it is located (5%)

- Is motivation on the nature and objectives of the seminar provided?

- Are convincing statements on the importance of the seminar in the scholarly/ professional field(s) within which it is located, clearly articulated.

Impact and collaboration of the scientific seminar (10%)

- Is there satisfactory evidence that the scientific seminar will focus on high quality scientific research that has potential for socio-economic impact and is this accompanied with motivation?

- Is there evidence that the scientific seminar will foster international partnerships and collaboration and enhance networking within the science systems of both countries?

Benefits to the broader South African/ Brazilian research communities (10%)

- Are there anticipated benefits to the broader South African and Sao Paulo research communities, partnering higher education institutions and researchers in hosting the scientific seminar?

- Does the programme of the scientific seminar take into consideration the discussions on the establishment of a Community of Practice in the humanities and social sciences fields?

3

Speakers and Participants

(20%)

Equal involvement of the partnering researchers (10%)

- Is there an equal sharing of responsibilities between the partnering researchers?

- Does the list of local and international invited speakers/participants and CVs demonstrate diversified distribution of relevant and renowned participants?

Involvement of Postgraduate students (10%)

- Is there participation of capacity building delegates (postgraduate students as delegates/presenting posters/papers) at the scientific seminars?

- Is the value add to their capacity building well motivated and clearly indicated?

4

Equity, Diversity and Inclusivity (EDI)

(10%)

EDI consideration in scientific collaboration (10%)

- Is there consideration for the potential impact that factors such as sex, gender, race, ethnicity, religion, age and mental or physical disability, may have on the experience of the individual?

- Is the suggested collaboration sensitive to sex and gender as well as many other identity factors, like race, ethnicity, religion, age, and mental or physical disability?

- Has a rationale been provided in cases where partnering researchers believe that no aspect of their research collaboration may benefit from an analysis in consideration of sex, gender or other identity factors?

5

Financials

(10%)

Proposed budget (max of US $ 30,000 per scientific seminar) (5%)

- Is there a detailed and well justified budget with requested amounts that are within the specified limits?

- Are the budget line items listed in line with the criteria for which funds can be utilised?

Co-investment and other source of funding (5%)

- Is there co-investment by the institutions of the partnering researchers?

- Did the researchers include a detailed proof of co-investment and other source of funding?