Notícias

Lembranças de um grande amigo

Lembranças de um grande amigo Personalidades da ciência brasileira e latino-americana enviam mensagens de pesar pelo falecimento de Francisco Romeu Landi

Agência FAPESP - A Missa de Sétimo Dia em memória do professor Francisco Romeu Landi será celebrada nesta quarta-feira (28/4), às 19h, na Paróquia Nossa Senhora dos Pobres, que fica na av. Vital Brasil nº 1185, no bairro do Butantã, em São Paulo.

O diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP morreu na última quinta-feira (22/4), vítima de infarto, aos 71 anos. Também era presidente do Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa.

Além da FAPESP, Landi teve uma história muito ligada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual se formou e da qual foi professor titular e diretor. Ocupou cargos de comando em diversas outras instituições, tendo sido, por exemplo, presidente do Conselho do Instituto de Eletrotécnica e Energia, vice-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e membro do conselho de administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A morte do diretor presidente do CTA foi sentida com grande pesar por todos os funcionários da FAPESP, instituição à qual estava ligado desde 1992, tendo sido integrante e, posteriormente, presidente do Conselho Superior.

O enterro de Landi foi acompanhado por cerca de 150 pessoas, entre parentes, amigos e colegas que puderam dividir com o professor algum período de suas vidas profissionais.

Dezenas de importantes nomes do setor de ciência e tecnologia do país enviaram mensagens de condolências à FAPESP em decorrência do falecimento.

A seguir, algumas das mensagens:

"Profundamente sensibilizado, apresento minhas condolências pela perda irreparável deste grande homem público, Francisco Romeu Landi. Abraço fraterno. Cordiais saudações." - Eduardo Campos, ministro de Estado da Ciência e Tecnologia

"Neste momento de intensa dor e perda, quero estender, em meu nome e em nome do Instituto de Estudos Avançados da USP, os mais profundos pêsames aos colegas do querido professor Francisco Landi, que tanto contribuiu para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil." - João Steiner, diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP.

"O professor Francisco Romeu Landi, um baluarte do saber e da ética, deixa todos nós e o Brasil mais pobres. Tive a honra de com ele aprender, de com ele compartilhar idéias e iniciativas e de contar com sua generosa amizade. A tristeza que sinto só é diminuída pela certeza do seu lugar junto a Deus." - Reinaldo Dias Ferraz de Souza, coordenador geral de política tecnológica industrial da Secretaria de Política de Informática e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

"Profundamente consternado, envio a toda a comunidade da FAPESP minhas sinceras condolências pelo falecimento do estimado professor Francisco Landi. Lamento não ter podido estar presente neste momento difícil para prestar minha última homenagem a esse querido amigo e brilhante acadêmico, pois me encontro ausente do país." - Jacques Marcovitch, professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e reitor da universidade de 1997 a 2001.

"Enlutada a SBPC solidariza-se com a família, amigos e admiradores do professor Francisco Romeu Landi, um dos grandes batalhadores de nossa luta pelo desenvolvimento da ciência em nosso país." - Ennio Candotti, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

"A educação brasileira perde um grande pensador mas, felizmente, o trabalho do professor Francisco Romeu Landi já ficou registrado na história e deve ser referência para o presente e para vindouras gerações." - Davi Ferreira Barros, diretor geral do Instituto Metodista de Ensino Superior e reitor da Universidade Metodista de São Paulo.

"Su vida profesional y académica son un ejemplo a seguir por las nuevas generaciones de ingenieros que él contribuyó a formar como docente y desde diversas funciones en la Escuela Politécnica de la Universidad de Sao Paulo, el Instituto de Pesquisas Tecnológicas y en la FAPESP. Su desaparición anticipada nos llena de congoja y nos priva de la colaboración de un brillante ingeniero" -  Miguel Ángel Yadarola, presidente da Academia Panamericana de Engenharia.

"Temos a nítida sensação de uma grande perda, não só de um grande brasileiro, um engenheiro emérito, um grande defensor das causas nacionais e e do avanço da ciência e tecnologia, mas, principalmente, de um grande amigo a quem aprendemos a admirar e a respeitar." - Jorge Bounassar Filho, presidente da Fundação Araucária.

"Para sempre reteremos, com saudade, a memória do professor Landi como uma figura ímpar do universo da ciência e tecnologia e como uma pessoa notável por seu conhecimento, dedicação e, sobretudo por sua grandeza d?alma" - Roberto Jaguaribe, José Rincon e Manuel Lousada, Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

"A morte de Francisco Romeu Landi deixa enlutada a comunidade científica brasileira. Sua vida foi pautada pela devoção à profissão, à academia e ao desenvolvimento da ciência brasileira. Perdemos todos: o Brasil, a família, os amigos e a ciência" - José Geraldo de Freitas Drumond, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

"Vim a conhecer o professor Landi somente na semana passada, no Chile, onde ele representou a FAPESP na inauguração do telescópio Soar. Nos poucos dias de minha convivência com ele, cheguei a perceber ser o professor uma pessoa extremamente aberta, amigável e simpática. A FAPESP, como instituição, perdeu um grande líder. Em nome do LNA, agradeço o professor Landi pelo seu constante apoio ao Projeto Soar, beneficiando em muito a comunidade astronômica brasileira. Vamos sempre nos lembrar disso." - Albert Bruch, diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica.


 


Página atualizada em 03/04/2009 - Publicada em 28/04/2004