Notícias

FAPESP busca gestores públicos que queiram ser pareceristas

Oportunidade visa criar banco de pareceristas com qualificação técnica para avaliar projetos no âmbito do edital Programa de Pesquisa em Políticas Públicas


A FAPESP anuncia uma oportunidade de integrar gestores públicos em seu banco de pareceristas. O objetivo é criar um banco de pareceristas em gestão e políticas públicas com qualificação técnica para avaliar projetos no âmbito do edital Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da FAPESP - PPPP.

Com periodicidade anual, o edital do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP) busca ser plural e diverso, permitindo o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento acadêmico com a sociedade e a gestão pública. Assim, prioriza em seus projetos a aplicação direta de metodologia científica no aprimoramento das políticas públicas, nos processos de sua gestão e na inovação em gestão pública que contribuam para o desenvolvimento sustentável do Estado e para melhoria do bem-estar da sociedade.

Outra característica própria do PPPP é a proposição, elaboração e execução do projeto de pesquisa serem, necessariamente, resultado da interação colaborativa entre pesquisadores e gestores públicos, com possibilidade de participação de organizações da sociedade civil e do público-alvo das políticas públicas envolvidas.

O PPPP se identifica como uma plataforma de facilitação da participação conjunta e colaborativa desses atores na formulação, desenho, redesenho, análise, monitoramento, implementação e inovação da gestão pública.

Como ser parecerista do PPPP

Os gestores públicos que tiverem interesse em integrar o banco de pareceristas em gestão e políticas públicas da FAPESP devem se manifestar até 1º de outubro, preenchendo este formulário. Os dados dos interessados serão enviados formalmente para o cadastro da FAPESP e caso haja projetos nas áreas de conhecimentos, eles serão contatados para a emissão de pareceres.

A FAPESP prevê remuneração (R$ 295,00 por parecer) pela realização dos pareceres somente em caso de pareceristas de fora do Estado de São Paulo.

Acesse o formulário aqui.

Eventuais dúvidas escrevam para o e-mail chamada-pppp@fapesp.br.


Página atualizada em 23/08/2023 - Publicada em 15/08/2023