Notícias

Visita estratégica

Visita estratégica O diretor do Conacyt, Inocencio Higuera Ciapara, falou na FAPESP sobre o cená¡rio atual da ciência e tecnologia no México (foto: F. Cunha)

Agência FAPESP - Uma missão do governo do México esteve visitando a FAPESP na quarta-feira (16/6), para conhecer a atuação da Fundação no fomento à pesquisa científica e tecnológica no Estado de São Paulo. A comitiva mexicana era composta por dez integrantes, entre deputados e representantes do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conacyt).

"A visita à FAPESP faz parte de um trabalho que estamos realizando para colher informações sobre o sistema de financiamento à pesquisa que existe em outros países", disse o deputado Julio César Córdova Martínez, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Congresso mexicano.

"A Câmara dos Deputados aprovou recentemente o aumento do orçamento destinado à ciência e tecnologia dos atuais 0,37% para 1% do Produto Interno Bruto. Queremos conhecer diferentes mecanismos de fianciamento para que possamos elaborar estratégias, de modo a fazer bom uso desse maior orçamento." Para 2002, o orçamento de ciência e tecnologia do México é de cerca de R$ 2,7 bilhões.

A comitiva mexicana foi recebida pelo diretor administrativo da FAPESP, Joaquim J. de Camargo Engler, que apresentou as principais formas de apoio da Fundação, como a linha regular, de bolsas e auxílios, os programas especiais e os programas de inovação tecnológica. Engler também explicou aos visitantes a estrutura administrativa da FAPESP e respondeu a diversos questionamentos em relação às atividades da instituição paulista.

O diretor adjunto de desenvolvimento regional e setorial do Conacyt, Inocencio Higuera Ciapara, falou sobre o cenário atual da ciência e tecnologia no país, que pôs em andamento o ambicioso projeto ?México Visão 2025?, cujo objetivo é colocar o país na linha de frente da pesquisa mundial.

"Estamos em um momento muito especial, tanto em relação à atuação da Comissão de Ciência e Tecnologia do Congresso como dentro do Conacyt, devido ao reconhecimento da importância da ciência e da tecnologia por parte do atual governo. Traçamos metas muito ambiciosas, como, por exemplo, passar dos atuais 10 mil pesquisadores para 25 mil. Esperamos que isso ocorra bem antes de 2025", disse Ciapara.

Dentro do processo da valorização estratégica da ciência e tecnologia, o México aprovou recentemente diversos incentivos fiscais. "Hoje, para cada 1 peso aplicado por uma empresa em pesquisa, ela recebe de volta 30 centavos em incentivos fiscais. Isso está levando a uma participação cada vez maior do setor industrial em ciência e tecnologia", contou o deputado Martínez.

 


Página atualizada em 28/04/2009 - Publicada em 17/06/2004