Notícias

Made in Brasil

Made in Brasil Brazil & US Technology Open House, que será¡ realizado em Washington, no dia 30, terá¡ a participação de mais de 40 empresas brasileiras

Agência FAPESP - A nova tecnologia brasileira será a atração de uma mostra que ocorre em Washington, nos Estados Unidos, no próximo dia 30. Trata-se do Brazil & US Technology Open House, organizado pela Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro e promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pela embaixada brasileira em Washington, em conjunto com o National Institute of Standards and Technology (NIST), órgão ligado ao Departamento de Comércio norte-americano.

O evento, que será realizado na sede do NIST, em Gaithersburg, próximo à capital dos Estados Unidos, terá a exposição de painéis com descrição das instituições, empresas, tecnologias e produtos, além de pronunciamentos de autoridades dos dois países sobre políticas tecnológicas.

Esta é a segunda edição da mostra. A primeira ocorreu em 2003, numa iniciativa da embaixada brasileira em Washington, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, com apoio do MCT, NIST e FAPESP, entre outros. A mostra foi realizada no âmbito da cooperação bilateral Brasil-EUA, objeto de protocolo assinado em 2002 pelos países.

Além da oportunidade de concretização de negócios para produtos brasileiros de alta tecnologia, o evento tem por objetivo promover uma maior interação com pesquisadores e dirigentes de instituições de pesquisa, universidades e agências de fomento norte-americanas, para o estabelecimento de programas de cooperação bilateral.

O evento conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Sebrae está patrocinando a participação de cinco microempresas, uma de cada região do país, cujos produtos foram contemplados com o Prêmio Finep Inovação.

O diretor-científico da FAPESP, José Fernando Perez, deverá apresentar aos participantes um balanço das atividades que a instituição paulista desenvolve desde 1995 na área. A Fundação também estará distribuindo no evento duas publicações especiais em inglês: uma edição com 110 páginas da revista Pesquisa FAPESP e uma publicação especial que trata exclusivamente de inovação tecnológica.

A revista destaca matérias publicadas entre dezembro de 2002 e fevereiro de 2004 em suas quatro editorias: política científica e tecnológica, ciência, tecnologia e humanidades. A publicação FAPESP ? Technological innovation traz uma seleção de 24 projetos apoiados pela Fundação no âmbito dos programas Inovação em Pequenas Empresas (Pipe) e Parceria para Inovação Tecnológica (Pite),

Inovação

Para a sessão de palestras, no período da manhã, estão previstas as participações do secretário de Política Industrial, Hélio Jaguaribe, do secretário de Política Tecnológica, Francelino Grando, e do embaixador brasileiro nos EUA, Roberto Abdenur. Entre as autoridades norte-americanas que irão se pronunciar estão o sub-secretário de Comércio para Tecnologia, Phillip Bond, e os diretores do NIST Steve Carpenter e Arden Bement Jr.

O período da tarde é reservado para apresentações de pôsteres e encontros entre pesquisadores, empresários brasileiros e norte-americanos e bancos de investimento convidados.

Entre as mais de 40 empresas brasileiras que participarão do Brazil & US Technology Open House, quatro são apoiadas pelos programas de inovação tecnológica da FAPESP: BUG Agentes Biológicos, FiberWork, Atonus e Sima.

Criada há dois anos, em Piracicaba, a BUG Agentes Biológicos produz soluções para combater pragas na agricultura e vende seus produtos a países como Suíça, Itália e Bélgica. A FiberWork, de Campinas, especializada em comunicação por fibras ópticas, desenvolveu um equipamento para testes rápidos e precisos em componentes ópticos.

A Atonus, de São José dos Campos, criou um aparelho para diagnóstico mais precoce e preciso do câncer de pele. A empresa trabalha com visão computacional e cria sistemas de captura de imagens.

A Sima desenvolveu um sistema para gerenciamento estratégico de negócios, que conta com ferramentas de apoio a atividades que vão do planejamento - como formulação, estruturação, documentação e simulação de cenários - ao gerenciamento operacional do negócio, de acordo com os objetivos, metas e estratégias.


Página atualizada em 22/01/2020 - Publicada em 24/06/2004