Conferências

A Vida das Dunas – Hans Herrmann

Dunas são ecossistemas constituídos por grãos de areia que se desenvolvem basicamente pela ação dos ventos através de padrões aerodinâmicos como montes, encontradas em desertos e ao longo das costas.

Nesta Conferência, o professor Herrmann contará como as dunas se formam e se movem e apresentará uma modelagem capaz de reproduzir quantitativamente o seu comportamento e padrões de medidas, comparando as dunas encontradas em Marrocos e no Brasil.

Tratará também da colisão e do cruzamento entre dunas, das alternativas de estudos para a fixação das dunas através de vegetação, da transição de dunas tipo barcanas para parabólicas, e apresentará estudos sobre a formação das dunas de Marte, explicando a atmosfera daquele planeta.

Hans Jürgen Herrmann nasceu em Cuba e cresceu em Bogotá. Estudou física em Göttingen e em Colônia, na Alemanha, onde obteve o seu PhD em física estatística. Fez o pós-doutorado na Universidade de Georgia, em Athens (EUA), e no Serviço de Física Teórica no CEA Paris Saclay. É membro do CNRS e foi líder do grupo de supercomputação de Jülich (HLRZ-KFA Jülich). Foi diretor do Laboratoire Physique et mécanique des milieux Hétérogènes (PMMH) – CNRS/ESPCI, em Paris; professor e chefe do Institute of Computer Physics da Universidade de Stuttgart e é professor emérito do Instituto de Materiais de Construção da ETH Zürich. Trabalha no PMMH em Paris e no Departamento de Física da Universidade Federal de Ceará (UFC).

Moderação: Oswaldo Baffa Filho, Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto)

Programa

09h30 Credenciamento
10h00 Abertura
10h10 Conferência
11h00 Perguntas e respostas
11h30 Encerramento


Acompanhe a programação das Conferências FAPESP 2024: clique aqui

Local: Auditório FAPESP – Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa, São Paulo, SP


Página atualizada em 01/03/2024 - Publicada em 15/02/2024